O currículo integrado do PROEJA reconhecido nas experiências discentes:
uma concepção curricular produzida entre vivências
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18716Palavras-chave:
PROEJA, EJA-EPT, currículo integrado, estudantesResumo
Este artigo analisa o currículo do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) a partir da percepção de estudantes de um curso técnico de nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Tem por objetivo compreender como a concepção de currículo integrado se materializa na prática, considerando a relação entre as prescrições curriculares e sua implementação no contexto institucional. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório e descritivo, utiliza entrevistas e análise documental, mobilizando o tratamento dos dados a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Como resultados, vê-se que o conceito de currículo integrado não é explicitado nas falas dos estudantes nem no Projeto Pedagógico, mas é identificado nas experiências. Este achado é abordado na conclusão com ênfase à diversidade das práticas compartilhadas.
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