Mapeamento de EJA-EPT nos Institutos Federas do Brasil:

um estudo quanti-qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18600

Palavras-chave:

EJA. EJA-EPT. PROEJA. INSTITUTOS FEDERAIS

Resumo

O presente artigo científico tem como objetivo realizar uma análise quanti-qualitativa
da Educação de Jovens e Adultos – Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT),
implementada em 38 Institutos Federais do Brasil. O objetivo geral deste artigo é
investigar como está o panorama da oferta de EJA-EPT nos Institutos Federais e os
objetivos específicos são dois: descrever e mapear os dados estatísticos; e analisar
artigos numa revisão bibliográfica. Essa pesquisa é classificada como descritiva de
natureza quanti-qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio da técnica de
pesquisa documental e bibliográfica e o objeto de estudo será censitário da Plataforma
Nilo Peçanha, além do estudo de múltiplos casos, por meio de leitura de artigos
científicos. Como conclusão apuramos que 284 campi ofertam cursos nessa
modalidade de um total de 602 em 2023, ou seja, apenas 47%. Também identificamos
que o Instituto Federal de Goiânia (IFG) com 12,9% é o único em 2023 que atinge a
porcentagem mínima (10%) preconizada pelo Decreto 5.840/08 de oferta de vagas
EJA-EPT, em comparação ao total de vagas ofertadas pelo Instituto Federal (IF).
Portanto, há muito a ser feito, até que todos os campi dos IFs espalhados pelo Brasil
consigam ofertar vagas de cursos EJA-EPT, mas há de se considerar os problemas
elencados nesse artigo antes que isso ocorra, além do projeto Almeja, como um
modelo a ser seguido.

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Biografia do Autor

Andréia Moura Casagrande, IFSP - Campus Guarulhos

Bacharel em Ciência da Computação (2002) pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP.
Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual (2015) pela Universidade Federal de Itajubá -
UNIFEI; Mestre em Ciências com ênfase em Projetos Educacionais de Ciências (2018) pela
Universidade de São Paulo - USP de Lorena.

Thamiris Oliveira de Araújo, Instituto Federal Fluminense

Licenciada em Letras (2010) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Especialista em
Linguística Aplicada: o ensino de língua inglesa (2012) pela Universidade Federal Fluminense – UFF.
Mestre em Estudos da Linguagem (2014) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro –
PUC-Rio. Doutora em Linguística Aplicada Interdisciplinar (2021) pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro – UFRJ.

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2025.

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Publicado

31.10.2025

Como Citar

CASAGRANDE, Andréia Moura; ARAÚJO, Thamiris Oliveira de. Mapeamento de EJA-EPT nos Institutos Federas do Brasil: : um estudo quanti-qualitativo . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e18600, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18600. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18600. Acesso em: 31 out. 2025.

Edição

Seção

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas

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