Estado do Conhecimento das pesquisas sobre o ensino de literatura na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16597

Palavras-chave:

Produção do Conhecimento, Ensino Médio Integrado., Educação Profissional, Práticas pedagógicas, ensino de literatura

Resumo

O artigo busca realizar uma análise da produção científica sobre o ensino de literatura no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), adotando a metodologia de "estado do conhecimento". A revisão bibliográfica engloba dados de dissertações da área de ensino, com ênfase na EPT, nos últimos dez anos. As dissertações analisadas oferecem percepções sobre práticas inovadoras, além de reflexões críticas sobre desafios, como a falta de diversidade curricular e a necessidade de combate ao preconceito e ao racismo. O artigo contribui não apenas para a compreensão do cenário contemporâneo do ensino de literatura na EPT, mas também sugere caminhos para abordagens educacionais contextualizadas e potencialmente transformadoras nesse contexto

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Biografia do Autor

Sérgio Augusto Escolástico, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Bolsista no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Paraná. Graduado em Gestão Pública no Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Graduando em Letras Português e Japonês Licenciatura na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Possui especialização em Metodologias para EAD - UNIASSELVI, Língua Portuguesa e Literatura no contexto Educacional- UNINTER e MBA em Gestão e Políticas Públicas Municipais no Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Atuou como Gestor e Professor de língua japonesa no Centro Japonês. Tem experiência na área de letras com enfase no ensino/aprendizado de Língua Japonesa e Literatura Estrangeira Moderna. Interesse em pesquisa: EPT; formação de professores; História da Educação; literatura; desenvolvimento de materiais didáticos; e língua-cultura japonesa e subjetividade.

Samuel carlos Wiedemann, Instituto Federal do Paraná- IFPR

Doutor em Educação (2018) em Educação - Políticas Públicas e Gestão da Educação , Mestre em Letras -Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010), Licenciado em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Evangélica (2004) . Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Atualmente desenvolve sua pesquisa na área de Educação, especificamente em Políticas Públicas, mas também atua e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, nos temas de ciência, tecnologia e literatura.

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Publicado

02.09.2025

Como Citar

ESCOLÁSTICO, Sérgio Augusto; WIEDEMANN, Samuel carlos. Estado do Conhecimento das pesquisas sobre o ensino de literatura na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16597, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16597. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16597. Acesso em: 27 set. 2025.

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ARTIGOS

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