O Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Paraná

A categoria inclusão nos Projetos Pedagógicos de Curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13347

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, Projeto Pedagógico de Curso, IFPR.

Resumo

Este trabalho objetiva compreender os aspectos políticos e pedagógicos presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos do Ensino Médio Integrado (EMI) IFPR vigentes no ano 2019, tendo como recorte para essa exposição, a categoria da inclusão. Essa pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, tendo como parte da metodologia qualiquantitava a construção de um instrumento de análise, coleta e tabulação dos dados dos PPCs. Conclui-se a partir dos resultados obtidos que, especificamente sobre a inclusão, o IFPR ainda está construindo sua identidade e política institucional. As informações coletadas, neste trabalho, podem servir de base para a gestão das instituições federais de ensino técnico nortearem ou reavaliarem políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Samuel Carlos Wiedemann, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campo Largo, PR, Brasil. Doutor em Educação pela UTP. Email: samuel.wiedemann@ifpr.edu.br

Joelson Juk, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campo Largo, PR, Brasil. Doutor em Educação pela UTP. Email: joelson.juk@ifpr.edu.br

Simone Aparecida Milliorin, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Pedagoga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campo Largo, PR, Brasil. Mestre em Educação pela UFPR. Email: simone.milliorin@ifpr.edu.br

Camile Ribeiro Texca, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Estudante de Automação Industrial do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campo Largo, PR, Brasil. Email: camiletexca1@gmail.com

Daniel Parada Poletto, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Estudante de Eletromecânica do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campo Largo, PR, Brasil. Email: parada.eletromecanica@gmail.com

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Publicado

17/05/2023

Como Citar

WIEDEMANN, Samuel Carlos; JUK, Joelson; MILLIORIN, Simone Aparecida; TEXCA, Camile Ribeiro; POLETTO, Daniel Parada. O Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Paraná: A categoria inclusão nos Projetos Pedagógicos de Curso. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e13347, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13347. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13347. Acesso em: 20 jun. 2024.

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ARTIGOS

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