O Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Paraná
A categoria inclusão nos Projetos Pedagógicos de Curso
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13347Palavras-chave:
Inclusão, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, Projeto Pedagógico de Curso, IFPR.Resumo
Este trabalho objetiva compreender os aspectos políticos e pedagógicos presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos do Ensino Médio Integrado (EMI) IFPR vigentes no ano 2019, tendo como recorte para essa exposição, a categoria da inclusão. Essa pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, tendo como parte da metodologia qualiquantitava a construção de um instrumento de análise, coleta e tabulação dos dados dos PPCs. Conclui-se a partir dos resultados obtidos que, especificamente sobre a inclusão, o IFPR ainda está construindo sua identidade e política institucional. As informações coletadas, neste trabalho, podem servir de base para a gestão das instituições federais de ensino técnico nortearem ou reavaliarem políticas educacionais.
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