Políticas Públicas para a EJA-EPT:

uma análise documental desde a Constituição Federal de 1988

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18494

Palavras-chave:

EJA-EPT, Políticas Públicas, Análise Documental, Inclusão Social., EJA

Resumo

Este estudo tem, como objetivo, analisar as políticas públicas para a EJA e para a EJA-EPT, identificando avanços e desafios enfrentados ao longo do tempo. Os documentos examinados abrangem o período entre 1988, com a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, e 2024, ano do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA. A análise desses documentos possibilitou a compreensão ampla das diretrizes fundamentais para o fortalecimento e a expansão da EJA e da EJA-EPT no Brasil. Entre os pontos em comum identificados, destaca-se a ênfase em uma abordagem inclusiva e articulada, visando promover a inserção social e econômica por meio da EJA e da EJA-EPT.

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Biografia do Autor

Saionara Rosa da Cruz, Instituto Federal de Educação

Mestre em Educação/ Pedagoga/ Coordenadora de Políticas Educacionais no IFF Campus Guaurs

Elane Kreile Manhães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Doutora em Cognição em Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Breno Fabrício Terra Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Doutor em Informática na Educação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

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Publicado

31.10.2025

Como Citar

CRUZ, Saionara Rosa da; MANHÃES, Elane Kreile; AZEVEDO, Breno Fabrício Terra. Políticas Públicas para a EJA-EPT:: uma análise documental desde a Constituição Federal de 1988 . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e18494, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18494. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18494. Acesso em: 31 out. 2025.

Edição

Seção

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas

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