EJA-EPT

potencialidades e (im)possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17154

Palavras-chave:

PROEJA, Educação Integral, EJA Integrada à EPT

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o Programa EJA Integrada – EPT, lançado pela Portaria 962/2021, suas conexões com o Proeja e com o PNE 2014-2024 nas suas metas da EJA, com foco na meta 10, e elucidar os sentidos desta legislação para EJA/EPT, na relação com a Resolução 01/2021 como marcos legais, que disputam projetos distintos de sociedade e de educação. Tem-se como inspiração a matriz da educação popular e o pensamento e práxis de Florestan Fernandes e Paulo Freire, em defesa da educação pública popular e da ação dos intelectuais junto ao povo. A análise documental é tomada como suporte metodológico para leitura crítica das potencialidades e (im)possibilidades da EJA/EPT, pela mediação de pesquisas e experiências desenvolvidas, bem como das novas investidas que tendem a desqualificar as conquistas do direito à educação e à formação integral.

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Biografia do Autor

Dra. Edna Castro Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo

Dra. Edna Scopel, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela UFES e atua como  Pedagoga do Proeja no Ifes - Campus Vitória.

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Publicado

14/06/2024

Como Citar

OLIVEIRA, Edna Castro; SCOPEL, Edna Graça. EJA-EPT: potencialidades e (im)possibilidades. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e17154, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17154. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17154. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, História e Formação Docente.

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