Educación Profesional y Tecnológica

formación de trabajadores en Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15519

Palavras-chave:

Educación Profesional y Tecnológica, instituciones federales, Políticas educativas, Dualidad estructural

Resumo

A educação no Brasil se desenvolveu como especialidade no contexto das políticas públicas na década de 1940, sob disputas entre forças favoráveis ​​ao capital, de um lado, e de outro, partidários de movimentos intelectuais progressistas, com foco no social. O resultado foi um modelo de educação dividido entre escolas para as classes mais abastadas e escolas para as classes trabalhadoras. Tendo como princípio norteador o materialismo histórico-dialético e caracterizado como pesquisa documental e bibliográfica, este artigo questiona a construção histórica da formação de técnicos no Brasil e apresenta, como contraponto, as expectativas de mudanças com a construção sólida de uma educação cidadã como pilar do desenvolvimento social.

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Biografia do Autor

Anderson Boanafina, Casa de Oswaldo Cruz-Fiocruz

Doutor em Educação (UFRRJ), Mestre em Avaliação (CESGRANRIO), pós graduado em Avaliação (UERJ), Gestão Educacional (UCB) e em Desenvolvimento de Projetos (UCAM), possui graduação em Pedagogia (UERJ). Atualmente é Assessor da Vice Direção de Pesquisa e Educação e Coordenador Pedagógico da Casa de Oswaldo Cruz-COC/FIOCRUZ. Pesquisador da Rede UNIVERSITAS, ligada ao GT 11 da ANPEd, tendo experiência consolidada na área da gestão educacional, além do desenvolvimento de investigação e produção acadêmica no campo das políticas para a educação profissional e em avaliação institucional. 

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Publicado

06/08/2024

Como Citar

BOANAFINA, Anderson. Educación Profesional y Tecnológica: formación de trabajadores en Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15519, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15519. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15519. Acesso em: 24 ago. 2024.

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