Educación Profesional y Tecnológica

formación de trabajadores en Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15519

Palavras-chave:

Educación Profesional y Tecnológica, instituciones federales, Políticas educativas, Dualidad estructural

Resumo

A educação no Brasil se desenvolveu como especialidade no contexto das políticas públicas na década de 1940, sob disputas entre forças favoráveis ​​ao capital, de um lado, e de outro, partidários de movimentos intelectuais progressistas, com foco no social. O resultado foi um modelo de educação dividido entre escolas para as classes mais abastadas e escolas para as classes trabalhadoras. Tendo como princípio norteador o materialismo histórico-dialético e caracterizado como pesquisa documental e bibliográfica, este artigo questiona a construção histórica da formação de técnicos no Brasil e apresenta, como contraponto, as expectativas de mudanças com a construção sólida de uma educação cidadã como pilar do desenvolvimento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Boanafina, Casa de Oswaldo Cruz-Fiocruz

Doutor em Educação (UFRRJ), Mestre em Avaliação (CESGRANRIO), pós graduado em Avaliação (UERJ), Gestão Educacional (UCB) e em Desenvolvimento de Projetos (UCAM), possui graduação em Pedagogia (UERJ). Atualmente é Assessor da Vice Direção de Pesquisa e Educação e Coordenador Pedagógico da Casa de Oswaldo Cruz-COC/FIOCRUZ. Pesquisador da Rede UNIVERSITAS, ligada ao GT 11 da ANPEd, tendo experiência consolidada na área da gestão educacional, além do desenvolvimento de investigação e produção acadêmica no campo das políticas para a educação profissional e em avaliação institucional. 

Referências

BOANAFINA, Anderson; OTRANTO, Celia. Da consciência à docência: desafios da educação profissional no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2022.

BOANAFINA, Anderson; OTRANTO, Celia; MACEDO, Jussara. La educación profesional y la BNCC: Políticas de exclusión y retroceso. Revista Iberoamericana de Estudios en Educación, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0716–0733, 2022.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros, os estudantes e a cultura. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, nº 248, Seção 1, p. 27.833, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008a. Institui a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 30 dez. 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, DF, 2008a. (Coleção Educação Superior em Debate; v. 8)

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Microdados do Censo da Educação Superior 2000-2020. Brasília, DF, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/microdados. Acesso em: 05 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Microdados do Censo Escolar da Educação Básica 2000-2020. Brasília, DF, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/microdados. Acesso em: 12 dez. 2020a.

CALDAS, Luiz. A formação de professores e a capacitação de trabalhadores da EPT. In: PACHECO, Eliezer. (Org.). Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011, p.33-45.

CIAVATTA, Maria. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. Educação Superior em Debate, Brasília, DF: Inep, nov. 2008.v. 8.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: UNESP; Brasília: FLACSO, 2005. 270 p.

FRANCO, Marília Costa; MOROSINI, Maria Estela Dal Pai. Marcos Regulatórios e arquiteturas acadêmicas na expansão da educação superior brasileira: movimentos indutores. Revista Educação em Questão. UFRN, Programa de Pós-Graduação em Educação, Natal, RN:

EDUFRN, v. 42, n. 28, p. 175-198, jan./abr. 2012

FORD, Henry; CROWTHER, Samuel. My life and work. New York: Doubleday, Page & Company, 1923.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, supl. 1, p. 67-82, 2009

FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria. Educa o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1. nº 1, 2002 p. 45-60.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Indeterminação de identidade e reflexos nas políticas institucionais formativas dos IFs. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018, p.125-151.

INESC. Instituto de Estudos Socioeconômicos. A conta do desmonte Balanço do Orçamento Geral da União 2021. Disponível em: https://www.inesc.org.br/balanco-do-orcamento-2019-2021-revela-desmonte-generalizado-de-politicas-sociais-diz-inesc/. Acesso em 19 de ago. 2022

KUENZER, Acácia. (org). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.

KIRSCHNER, Tereza Cristina (Coord.). Modernização Tecnológica e Formação Técnico-Profissional no Brasil: Impasses e Desafios. Brasília-DF, 1993. Texto para discussão nº 295 - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

OTRANTO, Celia; BOANAFINA, Anderson. Institutos Federais: desafios da formação docente para a educação profissional no Brasil. In: Belmiro Cabrito; Jussara Marques de Macedo; Luísa Cerdeira. (Org.). Ensino Superior no Brasil e em Portugal: atualidades, questões e inquietações. 1. ed. Lisboa: EDUCA (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), 2018, v. 1, p. 227-252

OTRANTO, Celia; BOANAFINA, Anderson. A contrarreforma do Ensino Médio e possíveis reflexos na Educação Superior. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, [S. l.], v. 7, n. 12, p. e–627, 2022.

PACHECO, Eliezer. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. – Natal, IFRN, 2010.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: Introdução crítica. 12. ed. São Paulo: Ed. Cortez. 2003.

PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez; 2001.

ROCHA, Ana Cristina Santos Matos. Experiências norte-americanas e projetos de educação no Distrito Federal e em São Paulo (1927-1935): Anísio Teixeira, Noemi Silveira, Isaías Alves e Lourenço Filho Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro, 2016.

SANTOS, Aparecida de Fátima. Pedagogia do mercado: neoliberalismo, trabalho e educação no século XXI. Rio de Janeiro: Ed. Ibis Libris, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).

SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. De homens e máquinas: Roberto Mange e a formação profissional. São Paulo:

SENAI-SP Editora, 2012

SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria Bousquet; COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. 2ed. São Paulo: Paz e Terra; Editora FGV, 2000.

TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios da Administração Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1990.

Downloads

Publicado

06/08/2024

Como Citar

BOANAFINA, Anderson. Educación Profesional y Tecnológica: formación de trabajadores en Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15519, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15519. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15519. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.