A implantação do PROEJA no IFAC/campus Rio Branco
um olhar a partir das narrativas dos atores envolvidos
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12822Palavras-chave:
Proeja, Ifac, narrativasResumo
O Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) é uma política governamental institucionalizada pelo Decreto n.º 5.840/2006, com a dupla finalidade de elevar a escolarização e proporcionar a qualificação profissional do público jovem e adulto. Frente à ausência de documentos e de registros, estabelecemos esta pesquisa com o objetivo de verificar o perfil do corpo docente e discente do Proeja, bem como as condições de implantação do programa no Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Rio Branco. Para tanto, foi analisado o contexto histórico de fundação da instituição, as planilhas Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), as características comuns aos sujeitos investigados e suas narrativas sobre o processo de implantação. Para a realização desta pesquisa elegemos o método dialético, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e explicativo do fenômeno investigado. A coleta de dados deu-se através dos instrumentos questionários e entrevistas narrativas, os quais foram interpretados com suporte na hermenêutica dialética. Quanto ao perfil dos discentes, verificamos que os concludentes são em maioria mulheres, além disso há uma unicidade nas expectativas e percepções sobre o programa e o Ifac. Os docentes eram especialistas, mestres e doutores, mas não detinham experiência com o público alvo do programa.
Downloads
Referências
ACRE. Instituto Federal do Acre (Ifac). Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2014-2018. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/lai/documentos/PDI20142018.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
ACRE. Secretaria de Estado de Educação. Política e organização da Educação de Jovens e Adultos no Acre. Rio Branco, Acre, 2008.
ALLEGRETTI, Mary Helena. A construção social de políticas ambientais: Chico Mendes e o Movimento dos Seringueiros. 2002. 826 p. Tese (Doutorado), Universidade de Brasília, 2002. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/acervo/tesesdissertacoes/construcao-social-de-politicas-ambientais-chico-mendes-e-o-movimento-dos Acesso em: 09 jun. 2021
ARROYO, Miguel. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e responsabilidade pública In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria; GOMES, Nilma (orgs.) Diálogos na educação de jovens e adultos. 4. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2018. p. 19-53.
ARROYO, Miguel. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: BRASIL. Ministério da Educação. Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: Autêntica Editora, p. 17-32. Disponível em: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao _de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf Acesso em: 25 mar. 2021.
BRASIL. Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 de junho de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5478.htm em: 10 jun. 2020.
BRASIL. Fundação Roberto Marinho. A Fundação. 2021. Disponível em: https://frm.org.br/sem-categoria/a-fundacao/ Acesso em: 09 jun. 2021.
BOTTOMORO, Tom. Dicionário do pensamento Marxista. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1988. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2543654/mod_resource/content/2/ Bottomore_dicion%C3%A1rio_pensamento_marxista.pdf. Acesso em: 18 de fev. 2020
CITTADIN, Diego; BADALOTTI, Greisse Moser. EJA e Mulheres: Os Motivos e Objetivos do Retorno das Mulheres à Escola na EJA Unidade de Urussanga-SC, 2015. Disponível em: encurtador.com.br/bilo6 Acesso em: 30 maio 2021
COSTA, Marco Antonio; COSTA, Maria de Fátima. Projeto de pesquisa: entenda e faça. 4. ed, Petrópolis, RJ: vozes, 2013.
EDUCAEDU. IDM - Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr. Disponível em: https://www.educaedu-brasil.com/centros/instituto-de-desenvolvimento-da-educacao-profissional-dom-moacyr-uni3585 Acesso em: 09 jun. 2021
FREIRE. Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
FONSECA, Laura Souza. EJA:lutas e conquistas! – A luta continua: formação de professores em EJA. Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 2, n. 2, p. 1-161. Disponível em: http://www.drb-m.org/av1/20EJA_lutas_e_conquistas.pdf Acesso em: 02 jun.2021.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin; Gaskell, George (orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas qualitativas. Revista Univap, São José dos Campos, SP, v. 20, n. 35, jul. 2014. Disponível em: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/228. Acesso em: 10 maio de 2021. DOI: https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.228
MINAYO, Maria Cecília. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo, SP: Hucitec, 2014.
MORAIS, Maria de Jesus. Rio Branco-AC, uma cidade de fronteira: O processo de urbanização e o mercado de trabalho, a partir dos planos governamentais dos militares aos dias atuais. 2000. 181 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2000. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/78996. Acesso em: 01 abr. 2021.
OLIVEIRA, José Clovis Pereira et. al. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. III Congresso Nacional de Educação, 2013. Disponível em: encurtador.com.br/bjDV9 Acesso em: 20 maio de 2021.
RIBEIRO, Josina Maria. Agentes de combate às endemias no Acre: das histórias de vida à formação profissional. 2017. 348 p. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde), Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: encurtador.com.br/gFPV7 Acesso em: 12 nov. 2019.
SOUZA, José. Entre lutas, porongas e letras a escola vai ao seringal (re)colocações do projeto seringueiro (Xapuri/Acre – 1981 / 1990). Universidade federal de Minas Gerais (UFMG) faculdade de educação (FAE) programa de pós-graduação em educação: conhecimento e inclusão social, Belo Horizonte/MG, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAEC-8M7MST Acesso em: 07 nov. 2020.
WELLER, Wivian; ZARDO, Sinara. Entrevista narrativa com especialistas: aportes metodológicos e exemplificação. Revista da FAEEBA – Educação e
Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 131-143, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.rev istas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7444. Acesso em: 22 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.