A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IFBA CÂMPUS DE BARREIRAS, NO PERÍODO DE 2006 – 2014

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3492

Palavras-chave:

Educaçã Profissional, trabalho, PROEJA, gênero

Resumo

Este artigo é resultado parcial de um estudo em desenvolvimento, que objetiva refletir sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de EJA, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, analisando a experiência do PROEJA no IFBA Campus de Barreiras, identificando os impasses e avanços que emergiram na implantação do Programa.  Neste artigo analisamos a documentação existente e trajetória dos (as) estudantes. A pesquisa, de caráter qualitativo, constituiu-se em um estudo de caso, que compreendeu o levantamento bibliográfico e a análise documental. A pesquisa empírica envolveu a análise da trajetória dos (as) estudantes do curso de Eletromecânica, de 2006 a 2014. Os dados preliminares indicam, como verificando no cenário nacional, a dificuldade da consolidação do Programa no Campus de Barreiras. Contatou-se ainda um quadro de elevado índice de reprovação/retenção, abandono/evasão e um reduzindo o nível de atração entre o público em geral e publico alvo, em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cacilda Ferreira dos Reis, IFBA Campus de Barreiras

Assistente Social do IFBA campus de Barreiras, doutora em Ciênciais Sociais - Unicamp

Paula Vielmo, IFBA campus de Barreiras

Pedagoga do IFBA campus de Barreiras

Jéssica Matos Cardoso, UFOB

Estudante de graduação do Curso de BI em Humanidades

Referências

BERTAUX, Daniel. Destinos pessoais e estrutura de classe: para uma crítica da antroponomia política. Tradução Maria Jose da S. Lindoso. RJ: Zahar Editores, 1979.

BOGDAN, Roberto C.; BILKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria José Alves et al. Portugal: Porto Editora, 1997.

BRASIL, CNE/CEB. Resolução Nº 1: Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, 2000.

BRASIL, MEC/SETEC. PROEJA. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de jovens e Adultos. Formação inicial e continuada/Ensino Fundamental. Documento Base. Brasília, 2007a.

BRASIL, MEC/SETEC. PROEJA. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de jovens e Adultos. Formação inicial e continuada/Ensino Médio. Documento Base. Brasília, 2007b.

CARDOSO, Ruth. Aventuras de antropólogos em campo ou como escapar das armadilhas do método. In: ______. (Org.). A aventura antropológica: teoria e pesquisa. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

CEFET-BA/ UNED-Barreiras. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Eletromecânica Modalidade PROEJA. Barreiras: CEFET-BA, 2006.

FERNANDES, Marta Q. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e o PROEJA: o caso do campus de Vitoria da Conquista. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de São Carlos, 2011.

FRANZOI, Naira L. Et al. PROEJA e PRONATEC: ciclo de políticas, políticas recicladas. Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p 84-100, 2013. ISSN: 1982-3207.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. 2005, Disponível em: escolanet.com.br. Acesso em: 05/05/2015.

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução Carlos Nelson Coutinho, 4ª ed. Civilização brasileira, 1982.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: Vozes, 1987.

IFBA. Edital de Abertura de Inscrição do Processo Seletivo/2010. Salvador: IFBA, 2009.

IFBA. Edital de Abertura de Inscrição do Processo Seletivo/2014 Cursos Técnicos Integrados Modalidade PROEJA, 2013. Salvador: IFBA, 2014.

IFBA. Projeto Pedagógico Institucional do IFBA. Salvador: IFBA, 2013.

IFBA. Regulamento de Inscrição do Processo Seletivo Simplificado para o Curso Técnico de Eletromecânica modalidade de Educação de jovens e Adultos/2011. Barreiras: IFBA, 2011.

KERGOAT, Daniéle. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, Helena et al (orgs.). Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 67.

KLINSKI, Claudia dos S. Ingresso e permanência de alunos com ensino médio completo do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense/Campus Charqueadas. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

RUAS, Thatiane Santos; GARÍGLIO, José Ângelo. Relações de gênero no currículo do PROEJA: estudo de caso de um curso Técnico de Mecânica de uma Instituição Federal de MG. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2010/Artigos/GT7/ RELACOES_ DE_ GENERO .pdf. Acesso em: 08/2015.

YANNOULAS, Silvia Cristina (Coord.). Trabalhadoras – Análise da Feminização das Profissões e Ocupações. Brasília: Editorial Abaré, 2013.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

03/03/2016

Como Citar

REIS, Cacilda Ferreira dos; VIELMO, Paula; CARDOSO, Jéssica Matos. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IFBA CÂMPUS DE BARREIRAS, NO PERÍODO DE 2006 – 2014. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 12–22, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3492. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3492. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.