A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IFBA CÂMPUS DE BARREIRAS, NO PERÍODO DE 2006 – 2014

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3492

Palavras-chave:

Educaçã Profissional, trabalho, PROEJA, gênero

Resumo

Este artigo é resultado parcial de um estudo em desenvolvimento, que objetiva refletir sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de EJA, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, analisando a experiência do PROEJA no IFBA Campus de Barreiras, identificando os impasses e avanços que emergiram na implantação do Programa.  Neste artigo analisamos a documentação existente e trajetória dos (as) estudantes. A pesquisa, de caráter qualitativo, constituiu-se em um estudo de caso, que compreendeu o levantamento bibliográfico e a análise documental. A pesquisa empírica envolveu a análise da trajetória dos (as) estudantes do curso de Eletromecânica, de 2006 a 2014. Os dados preliminares indicam, como verificando no cenário nacional, a dificuldade da consolidação do Programa no Campus de Barreiras. Contatou-se ainda um quadro de elevado índice de reprovação/retenção, abandono/evasão e um reduzindo o nível de atração entre o público em geral e publico alvo, em particular.

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Biografia do Autor

Cacilda Ferreira dos Reis, IFBA Campus de Barreiras

Assistente Social do IFBA campus de Barreiras, doutora em Ciênciais Sociais - Unicamp

Paula Vielmo, IFBA campus de Barreiras

Pedagoga do IFBA campus de Barreiras

Jéssica Matos Cardoso, UFOB

Estudante de graduação do Curso de BI em Humanidades

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Publicado

03/03/2016

Como Citar

REIS, Cacilda Ferreira dos; VIELMO, Paula; CARDOSO, Jéssica Matos. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IFBA CÂMPUS DE BARREIRAS, NO PERÍODO DE 2006 – 2014. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 12–22, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3492. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3492. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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