Ansiedade no Ensino Médio Integrado

um produto educacional construído junto aos estudantes

Autores

  • Weysla Paula Dutra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
  • Cledir Araújo Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre https://orcid.org/0000-0002-7221-5364

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15245

Palavras-chave:

Ansiedade, Adolescentes, Educação Profissional

Resumo

Este artigo apresenta e discute as contribuições dos estudantes de Ensino Médio Integrado (EMI) na construção de uma proposta de intervenção educacional com foco na ansiedade no Instituto Federal do Acre (IFAC). Os estudantes apontaram a necessidade de um espaço que congregasse além de conhecimentos sobre a ansiedade, com informações técnico-científicas em linguagem voltadas ao público adolescente de modo a subsidiar maior conhecimento para a sua prevenção e enfrentamento. Assim, foi criado o Jovem Ansiedade (Joan), um site e aplicativo, que obtive uma avaliação positiva dos discentes e profissionais, configurando-se como uma proposta para a prevenção e enfrentamento da ansiedade por adolescentes do EMI e, potencialmente, por demais estudantes do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cledir Araújo Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Acre (2004), especialização em Gestão e Administração do Esporte e Lazer pelo Instituto de Ensino Superior do Acre (2005), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Acre (2014) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (2018). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Tem experiência nas áreas: Educação Profissional, com ênfase em Práticas Educativas; Educação Física, com ênfase em educação física escolar; e Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia. Atua principalmente nos seguintes temas: educação profissional, cultura corporal de movimento, capoeira, atividade física e saúde, qualidade de vida e epidemiologia das doenças crônicas.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 jun. 2020.

COSTA, R. R. O. et al, 2014. As rodas de conversa como espaço de cuidado e promoção da saúde mental. Revista de Atenção à Saúde. Disponível em: https://doi.org/10.13037/rbcs.vol13n43.2675. Acesso em: 05 fev. 2022.

ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (orgs). Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014.

FARIA, N. C.; RODRIGUES, M. C. Promoção e prevenção em saúde mental na infância: implicações educacionais. Psicologia da Educação, n. 51, p. 85-96, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/51421. Acesso em: 10 jan. 2022.

FIGUEIREDO, M. Z. A.; CHIARI, B. M.; G., B. N. G. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrbios da Comunicação, v. 25, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/14931. Acesso em: 03 mar. 2021.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Liber Livro, 2005.

JORGE, J. de P. Proposta para promoção da saúde mental discente no contexto da educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 2019.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Promoción de la salud: glosario. Genebra: Organização Mundial da Saúde, 1998.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Saúde mental dos adolescentes. OPAS/OMS, 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes. Acesso em: 10 jan. 2022.

PACHECO, E. Fundamentos político-pedagógicos dos Institutos Federais diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015.

RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO: Docência em Ciências. Curitiba, 2020. Disponível em: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3062. Acesso em: 03 out. 2020.

RUIZ, L. et al. Producción de materiales de comunicación y educación popular. Departamento de Publicaciones de la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires. Bueno Aires, 2014. Disponível em: http://www.sociales.uba.ar/wp-content/blogs.dir/219/files/2015/07/2-Prod-Materiales-B.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.

SOARES, P. da S.; AMARAL, C. de A. A assistência estudantil no processo educacional: possibilidades de atuação. Educação e Pesquisa [online]. 2022, v. 48 Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238181. Acesso em: 13 abr. 2022.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health promotion evaluation: recommendations to policymakers. Copenhagen: European Working Group on Health Promotion Evaluation, 1998.

Downloads

Publicado

20/11/2024

Como Citar

DUTRA, WEYSLA PAULA; AMARAL, Cledir Araújo. Ansiedade no Ensino Médio Integrado: um produto educacional construído junto aos estudantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e15245, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15245. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15245. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.