O USO DO DOCUMENTÁRIO “DERRUBARAM O PINHEIRINHO” PARA O ESTUDO DE CONCEITOS DE GEOGRAFIA URBANA EM UMA TURMA DE PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8711Palavras-chave:
documentário. Geografia. PROEJA. Conceitos.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados obtidos em uma prática pedagógica realizada na disciplina de Geografia em que o documentário “Derrubaram o Pinheirinho” foi exibido e debatido com alunos de uma turma do PROEJA com o objetivo de estudar os conceitos de “especulação imobiliária”, “gentrificação”, “autoconstrução” e “segregação socioespacial. Após a exibição do vídeo, houve uma breve discussão em que docente e discentes apontaram as questões que mais lhes chamaram a atenção em “Derrubaram o Pinheirinho” e, posteriormente, o professor apresentou uma atividade proposta sobre o documentário assistido. A partir da experiência didática aqui relatada também foi possível uma melhor compreensão por parte dos discentes sobre os conceitos anteriormente citados, fator que confirma a importância de se incorporar diferentes linguagens ao ensino de Geografia.
Downloads
Referências
ABRAMO, P. Padrões de manipulação na grande imprensa. 2. ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2016.
ALCÂNTARA, M. F. de. “Gentrificação”. In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018. Departamento de Antropologia. Disponível em: <http://ea.fflch.usp.br/conceito/gentrificação>. Acesso em: 30 maio 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BOLAFFI, G. Habitação e urbanismo: o problema e o falso problema. In: MARICATO, E. A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. v. 1, 2 ed. Alfa-ômega: São Paulo, 1979.
COSTA, A. P. Ensino de geografia e mídia: relato de uma experiência em sala de aula. In: KATUTA, Â. M. et al. (orgs.). Geografia e mídia impressa. Londrina: Moriá, 2009.
DERRUBARAM O PINHEIRINHO. Direção de Fabiano Amorim. Brasil, 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-OqKwup0b8c>. Acesso em 29 maio 2019.
GLASS, R. Aspects of change, Londres, MacGibbon & Kee, 1964.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
GRANT, B., What is Gentrification?, PBS Premiere: 17 june 2003. Disponível em: <http://archive.pov.org/flagwars/what-is-gentrification/ >. Acesso em: 30 maio 2019.
KATUTA, Â. M. Ensino de Geografia: conceitos, linguagens e mídia impressa. In:______, et al. (orgs). (Geo)grafando o território: a mídia impressa no ensino da Geografia. São Paulo. Expressão Popular, 2009.
LADEIRA, F. F.; LEÃO, V. de P. A influência dos discursos geopolíticos da mídia no ensino de Geografia: práticas pedagógicas e imaginários discentes. Curitiba: CRV, 2018.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Editora Moraes, 1991.
LÜDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2003.
MARICATO, E. Autoconstrução, a arquitetura possível. In: ______ (org.). A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. v. 1, 2 ed. Alfa-ômega: São Paulo, 1979.
MARQUES, Denise Leite. Importância do cinema como ferramenta de ensino. In: Caderno de Resumos III Encontro de Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado I Encontro de Educação e Risco Ambiental do Campo das Vertentes, São João del-Rei, 2017.
MEON. Famílias voltam a ocupar área do antigo Pinheirinho em São José, Região, São José dos Campos, 3 de junho de 2017. Disponível em: <http://www.meon.com.br/noticias/regiao/familias-voltam-a-ocupar-area-do-antigo-pinheirinho-em-sao-jose>. Acesso em: 31 maio 2019.
PINTO, L. T. C.; ZANARDINI, I. M. O PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos): Reflexões a respeito da categoria trabalho como princípio educativo. XI Jornada do HISTEDBR - A Pedagogia Histórico-Critica, a educação brasileira e os desafios de sua institucionalização, Campinas, 2013.
REID, L. W.; ADELMAN, R. M., The Double-edged Sword of Gentrification in Atlanta, American Sociological Association, Georgia State University, apr. 2003. Disponível em: <https://www.asanet.org/sites/default/files/savvy/footnotes/apr03/indexthree.html>. Acesso em: 30 maio 2019.
ROMERO, M. et al. Indicadores de sustentabilidade dos espaços públicos urbanos: aspectos metodológicos e atributos das estruturas urbanas. XI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Salvador, 2005.
SCOPEL, E. G. et al. Tecendo reflexões sobre as percepções, as vivências e os saberes dos sujeitos da EJA: contribuições da reunião intermediária na formação humana e profissional de alunos e de professores do Proeja. In: OLIVEIRA, E. C. de; PINTO, A. H.; FERREIRA, M. J. de R. F. (orgs.). EJA e Educação Profissional: desafios da pesquisa e da formação no Proeja. Brasília: Liber, p. 143-166, 2012.
SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMAIDA, R. D. de. (Org.). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.