Formação continuada de profissionais para o programa nacional de integração da educação profissional à educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA): análise e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11568

Palavras-chave:

PROEJA, Formação continuada, Trabalho como princípio educativo.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação continuada dos profissionais que atuam no âmbito do PROEJA. A discussão se estabelece em torno da importância da formação de profissionais para atuarem no programa, no sentido de alcançar a formação humana integral dos educandos, não se limitando, apenas, ao mercado de trabalho. Para tal, partimos de uma revisão bibliográfica sobre a temática abordada. À guisa de conclusão, o estudo aponta que embora o PROEJA enfrente dificuldades em sua implantação, apresenta-se como uma possibilidade de integração entre teoria e prática na construção do conhecimento, sendo imprescindível a esse processo, a formação dos profissionais atuantes, capazes de reconhecer o potencial presente no campo de saberes nessa modalidade e relacioná-los com o mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

Maria Lucilene Menezes Umbelino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFept) do Instuto Federal do Amazonas (IFAM)

Jessica de Almeida Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFept) do Instuto Federal do Amazonas (IFAM)

Cirlande Cabral da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Pós doutorado em Educação em Ciências. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

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Publicado

02/12/2021

Como Citar

UMBELINO, Maria Lucilene Menezes; CUNHA, Jessica de Almeida; SILVA, Cirlande Cabral da. Formação continuada de profissionais para o programa nacional de integração da educação profissional à educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA): análise e perspectivas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11568, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11568. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11568. Acesso em: 26 abr. 2024.

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ARTIGOS

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