O USO DO DOCUMENTÁRIO “DERRUBARAM O PINHEIRINHO” PARA O ESTUDO DE CONCEITOS DE GEOGRAFIA URBANA EM UMA TURMA DE PROEJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8711

Palavras-chave:

documentário. Geografia. PROEJA. Conceitos.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados obtidos em uma prática pedagógica realizada na disciplina de Geografia em que o documentário “Derrubaram o Pinheirinho” foi exibido e debatido com alunos de uma turma do PROEJA com o objetivo de estudar os conceitos de “especulação imobiliária”, “gentrificação”, “autoconstrução” e “segregação socioespacial. Após a exibição do vídeo, houve uma breve discussão em que docente e discentes apontaram as questões que mais lhes chamaram a atenção em “Derrubaram o Pinheirinho” e, posteriormente, o professor apresentou uma atividade proposta sobre o documentário assistido. A partir da experiência didática aqui relatada também foi possível uma melhor compreensão por parte dos discentes sobre os conceitos anteriormente citados, fator que confirma a importância de se incorporar diferentes linguagens ao ensino de Geografia.

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Biografia do Autor

Francisco Fernandes Ladeira, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Geografia pela UFSJ

Especialista em "Brasil, Estado e Sociedade", pela UFJF

Articulista do Observatório da Imprensa

Professor do IFES 

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Publicado

30/03/2020

Como Citar

LADEIRA, Francisco Fernandes. O USO DO DOCUMENTÁRIO “DERRUBARAM O PINHEIRINHO” PARA O ESTUDO DE CONCEITOS DE GEOGRAFIA URBANA EM UMA TURMA DE PROEJA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8711, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8711. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8711. Acesso em: 30 abr. 2024.

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