Os Institutos Federais na faixa de fronteira

criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12962

Resumo

O ensaio, inserido no campo da Geografia da Educação, aborda a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) a partir da dimensão espacial dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) com um olhar para a Faixa de Fronteira (FF). A proposta é tecer uma relação entre a expansão dessas instituições de ensino e a área de fronteira do Brasil, buscando inferir de que forma e em qual momento as unidades educacionais foram implementadas. A partir da política de expansão, cartografias são produzidas, relacionando as unidades educacionais e a FF. Diante do exposto, é possível inferir que o número de escolas técnicas na FF quintuplicou em uma década, possibilitando novas dinâmicas educacionais nessa parcela do território.    

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Biografia do Autor

Marcos Bohrer, Instituto Federal de Educação, Científica e Tecnológica Catarinense (IFC)

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Geografia na linha de Ensino de Geografia (UFRGS). Atualmente curso o doutorado na linha de Ensino de Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA/UFRGS). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC).

Ludmila Losada da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Geografia (UFRGS). Atualmente curso o doutorado na linha de Ensino de Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA/UFRGS).

Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado em Geografia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-graduação em Geografia (POSGEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

08/05/2023

Como Citar

BOHRER, Marcos; DA FONSECA, Ludmila Losada; KAERCHER, Nestor André. Os Institutos Federais na faixa de fronteira: criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e12962, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.12962. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12962. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS