Os Institutos Federais na faixa de fronteira

criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12962

Resumo

O ensaio, inserido no campo da Geografia da Educação, aborda a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) a partir da dimensão espacial dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) com um olhar para a Faixa de Fronteira (FF). A proposta é tecer uma relação entre a expansão dessas instituições de ensino e a área de fronteira do Brasil, buscando inferir de que forma e em qual momento as unidades educacionais foram implementadas. A partir da política de expansão, cartografias são produzidas, relacionando as unidades educacionais e a FF. Diante do exposto, é possível inferir que o número de escolas técnicas na FF quintuplicou em uma década, possibilitando novas dinâmicas educacionais nessa parcela do território.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Bohrer, Instituto Federal de Educação, Científica e Tecnológica Catarinense (IFC)

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Geografia na linha de Ensino de Geografia (UFRGS). Atualmente curso o doutorado na linha de Ensino de Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA/UFRGS). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC).

Ludmila Losada da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Geografia (UFRGS). Atualmente curso o doutorado na linha de Ensino de Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA/UFRGS).

Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado em Geografia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-graduação em Geografia (POSGEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

BOHRER, Marcos Bohrer; KAERCHER, Nestor André. A escuta atenta através da Geografia: o ensino médio técnico integrado visto pelos jovens fronteiriços. IN: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; COSTELLA, R. Z. Movimentos para ensinar Geografia – Oscilações. Goiânia, GO : C&A Alfa Comunicação, 2018.

BRASIL. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primario e gratuito. Brasília: Presidência da república, 1909. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 10 dez. 2020.

BRASIL. Proposta de reestruturação do Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira. Bases para uma política integrada de desenvolvimento regional para a Faixa de Fronteira. Brasília, Ministério da Integração Nacional, 2005. Disponível em: http://www.retis.igeo.ufrj.br/wp-content/uploads/2005-livro-PDFF.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 12 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituições da Rede Federal. Brasília: Presidência da República, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes. Acesso em: 10 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica. MEC/SETEC, Brasília: Secretaria de educação profissional e tecnológica, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=96261-1-plano-expansao-rede-federal-fase-i&category_slug=setembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jan. 2021.

BRASIL. Chamada Pública MEC/SETEC nº 001/2007. Chamada pública de propostas para apoio ao Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica – Fase II. Brasília: Presidência da república, 2007a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/edital_chamadapublica.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

BRASIL. Decreto no 6.095, de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET. Brasília: Presidência da República, 2007b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6095.htm. Acesso em: 12 jan. 2021.

CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora. Educação profissional brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Limitada, 2016.

GOMES, Marcus Vinicius; SERRA, Enio. Por Que Falar Sobre Geografia Da Educação? GIRAMUNDO, RIO DE JANEIRO, V. 6, N. 12, P.7-21, JUL./DEZ. 2019. DOI: https://doi.org/10.33025/grgcp2.v6i12.2757

MACHADO, Lia Osório. Limites, fronteira, redes. In: STROHAECKER, Tania Maria et al. (org.). Fronteiras e espaço global. Porto Alegre: AGB Porto Alegre, 1998. p. 41-49.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil: Atores e cenários ao longo da história. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

PACHECO, Eliezer Moreira; PEREIRA, Luiz Augusto Caldas; SOBRINHO, Moisés Domingos. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Revista Linhas Críticas, Brasília, v. 16, n. 30, p. 71-88, jan./jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3568

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4a ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013

Downloads

Publicado

08/05/2023

Como Citar

BOHRER, Marcos; DA FONSECA, Ludmila Losada; KAERCHER, Nestor André. Os Institutos Federais na faixa de fronteira: criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e12962, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.12962. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12962. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS