FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN-RS

Autores

  • Elis Angela Botton Professora no Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen Doutoranda em Geografia Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-3544-239X
  • Arthur Breno Stürmer Professor no Instituto Federal de Alagoas Especialista em Gestão Educacional Doutorando em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-0510-8454

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8981

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação Profissional. Ensino Integrado

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a experiência de implementação da formação continuada de professores no IFFar-FW. A pesquisa foi de tipo bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa o uso de questionário. A investigação confirmou que a construção da proposta de formação continuada deve associar o trabalho e a experiência do professor, estimulando novas práticas e reflexões, revelando conflitos, superando preconceitos, expondo o potencial das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e sua sistematização deve ser estimulada. Portanto, a trajetória profissional dos docentes pode acrescentar qualidade às formações e consolidar uma prática pedagógica mais consistente, que não dispensa a aceitação de que somos seres inconclusos para estar receptivos às novas aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Angela Botton, Professora no Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen Doutoranda em Geografia Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria. Docente no Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen. Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria e especialização em Geociência pela mesma Instituição, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente, desenvolve projeto de orientação educacional no Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen e o programa de formação de servidores. Desenvolve pesquisas sobre Território e Educação

Arthur Breno Stürmer, Professor no Instituto Federal de Alagoas Especialista em Gestão Educacional Doutorando em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria

DOUTORANDO EM GEOGRAFIA (UFSM)

DOCENTE EBTT DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL

MESTRE EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE (UESC); ESPECIALISTA EM GESTÃO EDUCACIONAL (UFSM), MÍDIAS NA EDUCAÇÃO (UFSM), GEOGRAFIA E HISTÓRIA AMBIENTAL DO SUL DO BRASIL (UNOESC); GRADUADO EM GEOGRAFIA (UFSM)

EXPERIÊNCIAS: GESTÃO EDUCACIONAL (IFAL); DOCÊNCIA COMO PROFESSOR-MONITOR (UESB); PROFESSOR (ESTADO DE SC), ASSISTENTE TÉCNICO-PEDAGÓGICO (ESTADO DE SC).

Referências

REFERÊNCIAS

ALTENFELDER, A. H. Formação continuada – os sentidos atribuídos na voz do professor. 2004. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) – Programa Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

______. Formação continuada como parte integrante da atividade docente: um olhar da perspectiva da cotidianidade. cadernoscenpec | São Paulo | v.4 | n.2 | p.8-29 | dez.2014

BARDIN, L Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRANDÃO, C. R. O que é educação? 23. ed. São Paulo: Brasiliense, 2013.

BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os IFETs. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 22 out. 2018.

______. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12772-28-dezembro-2012-774886-normaatualizada-pl.pdf>. Acesso em: 2019.

______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação – PNE. Diponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 26 ago. 2019.

______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2015&jornal=1& pagina=8&totalArquivos=72. Acesso em: 4 set. 2019.

______. Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8752.htm>. Acesso em: 22 ago. 2019.

______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional - LDBEN. Brasília: Senado Federal; Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

IFFAR. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA. Instrução Normativa nº 003, de 22 de novembro de 2012. . Regulamenta os Núcleos Pedagógicos Integrados dos Câmpus do Instituto Federal Farroupilha. Disponível em:<http://www2.fw.iffarroupilha.edu.br/sap/in_npi_03_2012.pdf>. Acesso em: 01 set. 2019.

______. Plano de Desenvolvimento Institucional. Santa Maria, RS: IFFar, 2013. Disponível em: <http://w2.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/20148309056884pdi_14_18pdf.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2017.

______. Resolução nº 80, de 13 de dezembro de 2018. Revoga a Resolução CONSUP nº 185/2014. Aprova Regulamento da Atividade Docente (RAD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Disponível em: <https://sig.iffarroupilha.edu.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf>. Acesso em: 27 ago. 2019.

______. Edital nº 081/2018, Cadastro, em fluxo contínuo, de projetos do Programa Institucional de Desenvolvimento – PID 2018. Disponível em:<https://iffarroupilha.edu.br/editais/item/8004-edital-n%C2%BA-081-2018-cadastro,-em-fluxo-cont%C3%ADnuo,-de-projetos-do-programa-institucional-de-desenvolvimento-%E2%80%93-pid-2018. Acesso em: 02 set. 2019.

______. Edital nº 086/2018, para Fomento de Projetos do Programa Institucional de Desenvolvimento (PID) do IFFar. Disponível em:<https://iffarroupilha.edu.br/editais/item/8012-edital-n%C2%BA-086-2018-edital-para-fomento-de-projetos-do-programa-institucional-de-desenvolvimento-pid-do-iffar>. Acesso em: 28 ago. 2019.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2013.

MACHADO, L. R. de S. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educação & Sociedade, vol. 32, n. 116, p. 689-704, 2011, Centro de Estudos Educação e Sociedade Campinas, Brasil. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/873/87320975005.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2019.

MARCONI, M. de. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PARO, V. H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prático de diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a08>. Acesso em: 02 set. 2019.

RAMOS. M. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2007. Disponível em: <http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2019.

SIMÕES, C. A. Juventude e Educação Técnica: a experiência na formação de jovens trabalhadores da Escola Estadual Prof. Horácio Macedo/CEFET-RJ. Dissertação de Mestrado. Niterói, UFF, 2007.

Downloads

Publicado

07/03/2020

Como Citar

BOTTON, Elis Angela; STÜRMER, Arthur Breno. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN-RS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8981, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8981. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8981. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.