A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UM ESTUDO ATRAVÉS DA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA

Lucas Labigalini Fuini

Resumo


Este artigo tem por objetivo investigar a dinâmica de funcionamento da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia através de algumas das categorias centrais do pensamento do filósofo francês Michel Foucault, sobretudo no que tange ao seu interesse pelas instituições de controle e a relação poder-saber construída a partir do período moderno (séculos XVII-XIX), com destaque nas obras associadas à abordagem da genealogia do poder. Pretendemos, com este estudo, utilizar do repertório foucaultiano para esclarecer, do ponto de vista epistêmico, o sentido educativo dos Institutos Federais como instituições sociais inseridas no bojo da sociedade moderna burocrática pautada em dispositivos disciplinares, ao mesmo tempo em que se consolida a ideia de uma aparente liberdade individual condizente com uma sociedade de segurança contemporânea com controles pulverizados e difundidos ao nível da biopolítica


Palavras-chave


Rede federal. Genealogia do poder. Disciplina. Governamentalidade. Ensino médio integrado..

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9882

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