Formação politécnica em saúde na amazônia ocidental: capacitação emocional de alunos concludentes do curso técnico em enfermagem

Edvan Ferreira de Meneses, Amélia Maria Lima Garcia, Ricardo dos Santos Pereira

Resumo


Objetivou-se nesse artigo analisar a capacitação emocional (CA) de alunos concludentes do curso técnico em enfermagem e a sua intersecção com variantes a fim de conhecer os fatores que podem influenciá-la. Foi aplicado o questionário contendo a MIE (Medida de Inteligência Emocional), fatores sociodemográficos e variantes correlacionadas com o curso profissionalizante. Observou-se que a CA não apresentou correlação somente com os fatores sociodemográficos, o que infere que a sua construção também pode acontecer nas ações escolares. Também se visualizou que a sociabilidade e o autocontrole obtiveram o menor score, o que pode dificultar às ações de assistência à saúde em ambiente intra-hospitalar. Sugere-se a elaboração de documentos institucionais que considerem os saberes emocionais como parte importante na formação de integral discente.


Palavras-chave


Enfermagem, Educação emocional, Educação profissional, Educação integral.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVAREZ, C. P. T. Governança da educação profissional e tecnológica: uma análise do contexto da Amazônia Ocidental. 2014.

FREIRE, A. A importância dos vínculos afetivos na primeira infância.

Disponível em: . Acessado em 11 de outubro de 2020.

ARANTES, V. A. Afetividade e Cognição: Rompendo a Dicotomia na educação. Videtur, n. 23, 2002.

FIOCRUZ, 2020. Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS-AC). Disponível em: . Acesso em: 02 de setembro de 2020.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GOLEMAN, D. Trabalhando com a inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

IDM. Plano de curso técnico de nível médio em enfermagem – Concomitante. Rio Branco – Acre, 2017.

LIMA, J. et al. Memória da educação profissional em saúde: anos 1980-1990. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2006.

RAMOS, M N et al. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde. EPSJV, 2010.

RANALI, J.; LOMBARDO, I. A. Projeto pedagógico para os cursos de odontologia. In: CARVALHO, A. C. P.; KRIGER, L. (org.) Educação Odontológica. São Paulo: Artes Médicas. Cap. 7, p.65 – 72, 2006.

SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; BARBOSA, Nilton Cesar; ALVES, Matianny. Construção e validação fatorial de uma medida de inteligência emocional. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 15, n. 2, p. 143-152, 1999.

VILELA, Antônio Carlos Lopes. Capacidades da inteligência emocional em enfermeiros: validação de um instrumento de medida. 2006. Tese de Doutorado. Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Gestão Pública. Aveiro: Universidade de Aveiro. Disponível em: http://ria.ua. pt/bitstream/10773/4946/1/206891.

WEDDERHOFF, Elísio. Educação emocional: Um novo paradigma pedagógico? Revista Linhas, v. 2, n. 1, 2001.




DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11443

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

RBEPTISSN 2447-1801 (Eletrônico)

Indexação: Latindex - DOAJIresie - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – (Brasil-Cibec/Inep/MEC)  - ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences - Sistema eletrônico de editoração de revistas do IBICT - OasisBr - Portal de Periódicos CAPES/MEC - Diadorim - Sumários.org - LivRe - Catálogo de Periódicos de Livre Acesso - CrossRef -  Google Scholar - WorldCat - Airiti Library - MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals - International Institute of Organized Research (I2OR) - LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades - Publons - Citefactor - Scientific Indexing Services (SIS) 

Siga a RBEPT: