Reflexões Sobre os Desafios Sociais dos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12329

Palavras-chave:

Desigualdades Sociais, Violência Simbólica, Neoliberalismo, Educação Profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as lógicas da sociedade hegemônica das quais os Institutos Federais precisam compreender para  construir um novo modelo de educação profissional orientado a um novo modelo de sociedade mais igualitária social, cultural e econômica. As reflexões permitem compreender que as Instituições, em sua prática convencional, de forma inconsciente, reproduzem a estrutura de pensamentos responsável por gerar a desigualdades sociais. E conclui que, para cumprir com a missão social é necessário compreender a fundo estes mecanismos e readequar os processos pedagógicos para uma prática crítica e reflexiva.

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Biografia do Autor

Lucas Boeira Michels, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá

Docente da área de Eletromecânica do IFSC Araranguá.

Especialista em Educaçao de Jovens e Adultos (PROEJA) pelo IFSC (2010)

Mestre em Educação UNESC (2012)

Doutor em Engenharia de Minas, Materiais e Metalurgia (UFRGS, 2016)

Marilene Ritter, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá

Graduação em Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2007), graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2012) e mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2015)

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Publicado

25/03/2024

Como Citar

MICHELS, Lucas Boeira; RITTER, Marilene. Reflexões Sobre os Desafios Sociais dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12329, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12329. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12329. Acesso em: 28 abr. 2024.

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