Reflexões Sobre os Desafios Sociais dos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12329

Palavras-chave:

Desigualdades Sociais, Violência Simbólica, Neoliberalismo, Educação Profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as lógicas da sociedade hegemônica das quais os Institutos Federais precisam compreender para  construir um novo modelo de educação profissional orientado a um novo modelo de sociedade mais igualitária social, cultural e econômica. As reflexões permitem compreender que as Instituições, em sua prática convencional, de forma inconsciente, reproduzem a estrutura de pensamentos responsável por gerar a desigualdades sociais. E conclui que, para cumprir com a missão social é necessário compreender a fundo estes mecanismos e readequar os processos pedagógicos para uma prática crítica e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Boeira Michels, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá

Docente da área de Eletromecânica do IFSC Araranguá.

Especialista em Educaçao de Jovens e Adultos (PROEJA) pelo IFSC (2010)

Mestre em Educação UNESC (2012)

Doutor em Engenharia de Minas, Materiais e Metalurgia (UFRGS, 2016)

Marilene Ritter, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá

Graduação em Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2007), graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2012) e mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2015)

Referências

BOUDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

______. Escritos da Educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 253 p. Sel. Org. Int. e Notas:

BRASIL. Instituto Federal de Santa Catarina. Mec/Setec. Projeto Político Institucional: IF-SC. Florianópolis, 2020. 322 p. Disponível em: <https://www.ifsc.edu.br/pdi-2020-2024>. Acesso em: 12 Fev. 2021.

DOS ANJOS, Malyta Brandão; RÔSAS, Giselle (org.). As políticas públicas e o papel social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Natal: Natal: IFRN, 2017. 188 p. ISBN 978-85-94137-04-3

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 54 p

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 224 p.

LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete Silva. Introdução à Filosofia: Aprendendo a pensar. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

MICHELS, Lucas Boeira. Violência Simbólica No Ensino Técnico: Um Estudo de Caso no IFSC Campus Araranguá. Orientador: Gildo Volpato. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2012.

MICHELS, L. B; VOLPATO, G. Reflexões acerca da violência simbólica no contexto pedagógico do curso técnico de produção de moda do IF-SC Araranguá. VII Colóquio Ensino Médio, história e cidadania. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Mai-jun de 2012. Issn 2236-7977. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/EnsinoMedio/article/view/2576. Acesso em: 20 fev. 2021

NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Bourdieu & a Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 128 p.

PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Natal: IFRN, 2010

PILETTI, Nelson; PRAXEDES, Walter. Sociologia da Educação: Do positivismo ais estudos culturais. São Paulo: Ática, 2010. 176 p.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia: Teorias da Educação, Curvatura da Vara, Onze teses sobre educação e política. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 1981. (Polêmicas do Nosso Tempo).

STIVAL, Maria Cristina Elias Esper; FORTUNATO, Sarita Aparecida de Oliveira. Dominação e Reprodução na Escola: Visão de Pierre

Bourdieu. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO SOBRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS, 3., 2008. Paraná: Pontificia Universidade Católica Do Paraná, 2008. p. 12002 - 12009. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/676_924.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2021.

Downloads

Publicado

25/03/2024

Como Citar

MICHELS, Lucas Boeira; RITTER, Marilene. Reflexões Sobre os Desafios Sociais dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12329, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12329. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12329. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.