Reflexões Sobre os Desafios Sociais dos Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12329Palavras-chave:
Desigualdades Sociais, Violência Simbólica, Neoliberalismo, Educação ProfissionalResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre as lógicas da sociedade hegemônica das quais os Institutos Federais precisam compreender para construir um novo modelo de educação profissional orientado a um novo modelo de sociedade mais igualitária social, cultural e econômica. As reflexões permitem compreender que as Instituições, em sua prática convencional, de forma inconsciente, reproduzem a estrutura de pensamentos responsável por gerar a desigualdades sociais. E conclui que, para cumprir com a missão social é necessário compreender a fundo estes mecanismos e readequar os processos pedagógicos para uma prática crítica e reflexiva.
Downloads
Referências
BOUDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
______. Escritos da Educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 253 p. Sel. Org. Int. e Notas:
BRASIL. Instituto Federal de Santa Catarina. Mec/Setec. Projeto Político Institucional: IF-SC. Florianópolis, 2020. 322 p. Disponível em: <https://www.ifsc.edu.br/pdi-2020-2024>. Acesso em: 12 Fev. 2021.
DOS ANJOS, Malyta Brandão; RÔSAS, Giselle (org.). As políticas públicas e o papel social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Natal: Natal: IFRN, 2017. 188 p. ISBN 978-85-94137-04-3
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 54 p
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 224 p.
LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete Silva. Introdução à Filosofia: Aprendendo a pensar. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
MICHELS, Lucas Boeira. Violência Simbólica No Ensino Técnico: Um Estudo de Caso no IFSC Campus Araranguá. Orientador: Gildo Volpato. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2012.
MICHELS, L. B; VOLPATO, G. Reflexões acerca da violência simbólica no contexto pedagógico do curso técnico de produção de moda do IF-SC Araranguá. VII Colóquio Ensino Médio, história e cidadania. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Mai-jun de 2012. Issn 2236-7977. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/EnsinoMedio/article/view/2576. Acesso em: 20 fev. 2021
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Bourdieu & a Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 128 p.
PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Natal: IFRN, 2010
PILETTI, Nelson; PRAXEDES, Walter. Sociologia da Educação: Do positivismo ais estudos culturais. São Paulo: Ática, 2010. 176 p.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia: Teorias da Educação, Curvatura da Vara, Onze teses sobre educação e política. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 1981. (Polêmicas do Nosso Tempo).
STIVAL, Maria Cristina Elias Esper; FORTUNATO, Sarita Aparecida de Oliveira. Dominação e Reprodução na Escola: Visão de Pierre
Bourdieu. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO SOBRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS, 3., 2008. Paraná: Pontificia Universidade Católica Do Paraná, 2008. p. 12002 - 12009. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/676_924.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.