O uso pedagógico de um jogo digital para fundamentar a formação omnilateral no contexto da Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14662

Palavras-chave:

Trabalho e Ciência, Tecnologia e Cultura, Omnilateralidade, Jogo Educativo

Resumo

A Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT), num viés contra-hegemônico, prefigura-se em quatro categorias de conhecimento que, integralizadas, resultam na condição de uma formação omnilateral, quais sejam: o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura. Partimos de uma hipótese-problema que investigou se um jogo educativo contribui para que estudantes do ensino médio e técnico compreendam essa concepção de formação. Em seguida, analisamos suas contribuições pedagógicas e se o estudante/jogador conseguiu fazer uma correlação entre os conceitos do jogo e a formação omnilateral. Esse trabalho partiu de uma discussão teórico-filosófica de linha marxista e tem por objetivo fomentar ideais educacionais emancipatórios.

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Biografia do Autor

Ivan Carlos Reis de Oliveira, INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA

Ivan Carlos Reis de Oliveira Mestrando em Educação Profissional (IFBA) Pós-graduado em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFBA) Pós-graduado em Docência do Ensino Superior - (UnoPar)
Graduado em Filosofia (UniFAI)
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4974366083872021

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

OLIVEIRA, Ivan Carlos Reis de. O uso pedagógico de um jogo digital para fundamentar a formação omnilateral no contexto da Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14662, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14662. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14662. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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