A EDUCOMUNICAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONAL INTEGRADO AO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS PPCs E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CAMPUS PALMAS DO IFTO
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10860Palavras-chave:
Educomunicação. Formação. Práticas Pedagógicas, Projeto Pedagógico de Curso, Ensino Profissional Integrado ao Médio.Resumo
Analisa a presença da educomunicação nas práticas pedagógicas no âmbito do Ensino Profissional Integrado ao Médio, tendo como lócus do estudo o Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Para tanto buscou-se por meio de pesquisa documental analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e levantar dados das práticas docentes por meio de questionário. Utilizou-se ainda a pesquisa bibliográfica para conceituação e entendimento da educomunicação, buscando apontar sua importância para a formação ampla e integral. Na discussão e resultados o artigo aponta que embora o termo educomunicação não esteja presente nos PPCs, há um ideal educomunicativo nos projetos que permite seu implemento. As considerações finais destacam a necessidade do implemento da gestão da comunicação.
Downloads
Referências
CASTELLS, Manuel; FERNÁNDEZ-ARDÈVOL, M.; QIU, J. L.; SEY, A. Comunicación móvil y sociedad, una perspectiva global. Cambridge, MA: MIT, 2009.
CHEVALLARD, Yves. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática. V.3 n. 2 maio/ago 2013.
CIAVATTA, Maria. A Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário. Ano 3, número 3- 2005.
CITELLI, Adílson. Educar para a comunicação. Revista SescTV. Nº 92 - novembro, 2014. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/8461_EDUCAR+PARA+A+COMUNICACAO. Acesso em: 12/01/2020.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. Disponível em:http://197.249.65.74:8080/biblioteca/bitstream/123456789/716/1/Metodologia%20da%20Pesquisa%20Cientifica.pdf. Acesso em 01/10/2019.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B17CBePMBxFWVXlDY1RnSTdvbk0/edit. Acesso em: 04/02/2020.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio Ensino Médio Integrado. In: Concepção e contradições. 2ª ed. São Paulo. Cortez 2010.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.
GOOGLE FORMS. Website. https://forms.google.com. 2020. Disponível em: https://forms.gle/3HtyGJxrTMMNwf2P8. Acesso em 10/02/20.
IFTO. Projeto Pedagógico do curso técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Diretoria de Ensino do Campus Palmas, do IFTO. 2013.
IFTO. Projeto Pedagógico do curso técnico em Agrimensura Integrado ao Ensino Médio. Diretoria de Ensino do Campus Palmas, do IFTO. 2013.
IFTO. Projeto Pedagógico do curso técnico em Agronegócio Integrado ao Ensino Médio. Diretoria de Ensino do Campus Palmas, do IFTO. 2013.
IFTO. Projeto Pedagógico do curso técnico em Controle Ambiental Integrado ao Ensino Médio. 2017. Disponível em: http://portal.ifto.edu.br/palmas/campus-palmas/cursos-palmas/tecnicos/integrado-regular/tecnico-em-controle-ambiental . Acesso em: 15/04/2019.
IFTO. Projeto Pedagógico do curso técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. Diretoria de Ensino do Campus Palmas, do IFTO. 2013.
IFTO. Projeto Pedagógico do curso técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio. Coordenação do curso técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio, do Campus Palmas, do IFTO. 2013.
IFTO. Projeto Pedagógico do curso técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Diretoria de Ensino do Campus Palmas, do IFTO. 2013.
IFTO. Projeto Pedagógico do curso técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio. Diretoria de Ensino do Campus Palmas, do IFTO. 2013.
KAPLÚN, Mário. Una pedagogía de la comunicación. Madrid: Ediciones de la Torre, 1998.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Capítulo 3: Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In: Pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4247151/mod_resource/content/2/Lud_And_cap3.pdf. Acesso em: 03/03/2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2011.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2013.
MARTÍN–BARBERO, Jesús. Desafios culturais da Comunicação à Educação. Comunicação & Educação. São Paulo, [18]:51 a 61, maio/ago. 2000. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36920/39642. Acesso em: 10/12/2019.
MARTÍN–BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MATTAR, João; AGUIAR, Andra Pisan Soares. Metodologias ativas: Aprendizagem baseada em problemas, problematização e método do caso. Brasilian Journal of Education. In: Technology and Society. Vol 11, n.3. 2018.
MOURA, Dante Henrique; FILHO, Domingos Leite Lima; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação. v. 20, n. 63, out.-dez. 2015.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. Capítulo 7: A teoria da mediação de Vygotsky; Capítulo 10: A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária LTDA – UPU., 1999.
PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político pedagógico da escola. Capítulo 2: Concepções de Planejamento. São Paulo: Ed. Cortez, 2001.
RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo. Pg. 42 a 57. Porto Alegre. Artmed, 2010.
SILVA, Diva. A experiência da educomunicação no contexto da pós–graduação. In: Educomunicação: reflexões e práticas na educação – Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação. N. 19, p. 12–24, dec. 2000. Disponível em; http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2000/09/Educomunicacao-um-campo-de-mediacoes.pdf. Acesso em: 15 dezembro de 2019.
SOARES, Ismar de Oliveira. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. Comunicação & Educação. São Paulo. Ano VIII, jan/abr. 2002, nº 23. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4614999/mod_resource/content/3/Soares%20Gest%C3%A3o%20Comunicativa.pdf#_blank . Acesso em: 17 de dezembro de 2019.
SOARES, Ismar de Oliveira. Prof. Ismar Soares fala sobre a educomunicação como política pública. Portal Direitos da Criança. Ago. 2011. Entrevista concedida a Ciranda - agência da Rede ANDI Brasil no Paraná. Disponível em: https://www.direitosdacrianca.gov.br/em-pauta/2011/08/em-10-anos-educomunicacao-pode-ser-politica-publica-em-todos-os-municipios-afirma-ismar-soares. Acesso em 15 de dezembro de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.