CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9874

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, Ensino médio integrado, Formação omnilateral

Resumo

A formação omnilateral é pautada no ideal de ensinar os conteúdos curriculares e desenvolver o ser humano em sua totalidade, com o objetivo de reintegrar o ser humano que está fragmentado pela divisão social do trabalho, tal como o ensino médio integrado profissionalizante propõem. Dentre os temas que uma escola politécnica deve dialogar, tem-se a Educação Alimentar e Nutricional para promoção da alimentação saudável. O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre a Educação Alimentar enquanto conteúdo relevante para a construção de um currículo ampliado, fomentando o senso crítico e a autonomia nos estudantes. Publicações sobre alimentação e nutrição no ensino médio profissionalizante não foram encontradas, fato que alerta para a necessidade de se fazer pesquisas nesse campo.

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Biografia do Autor

Brenda Franklin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas

Discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT.

Jair José Maldaner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins -IFTO- Campus Palmas. Coordenador Local e docente no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT. 

Rivadávia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas

Pesquisador/Doutor em Linguística e Práticas sociais (PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA)

Rosa Maria Machado de Sena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguaína

Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), dos cursos de Mestrado em Educação Profissional, de Tecnológica e no Curso Técnico em Análises Clínicas. 

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Publicado

02/02/2021

Como Citar

FRANKLIN, Brenda; MALDANER, Jair José; CAVALCANTE, Rivadávia Porto; SENA, Rosa Maria Machado de. CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e9874, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.9874. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9874. Acesso em: 3 dez. 2024.

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