A inclusão de surdos

uma proposta bilíngue para além da integração no ensino médio durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12403

Palavras-chave:

Integração, Inclusão, Omnilateralidade, Bilinguismo, Libras.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar possibilidades de ações formativas centradas no bilinguismo durante a pandemia de covid-19. O estudo está fundamentado nos aportes teóricos vygotskyanos por meio do qual propomos uma reestruturação do processo de ensino-aprendizagem que conduza a uma formação humana integral daqueles sujeitos, levando em conta seus aspectos sociohistóricos e culturais, bem como suas necessidades no contexto situado em que estão inseridos. O método utilizado foi o de pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, com delineamento do tipo estudo de caso. O resultado da pesquisa releva que as práticas da diversidade linguística suscitam o desenvolvimento intelectual do aluno surdo, o que contribui para a reestruturação de uma formação omnilateral.

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Biografia do Autor

Edivaldo Dos Santos Junior, Instituto Federal de Educaçao, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Intérprete/tradutor de Libras ceritificado pelo Prolibras; Bacharel em Teologia e professor do Seminário Teológico Batista do Tocantins; Licenciado em Sociologia. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Instituto Federal do Tocantins - TO; Diretor da Escola Municipal Izabel Costa - Conceição do Tocantins-TO

Rivadávia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educaçao, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Pesquisador/Doutor em Linguistica e Práticas sociais. Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Campus Palmas, IFTO

Jair José Maldaner, Instituto Federal de Educaçao, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Pesquisador/Doutor coordenador do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Campus Palmas, IFTO

Heloisa Beatriz Cordeiro Moreira, Instituto Federal do Ceará – IFCE

Prof. Dra. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT – Instituto Federal do Ceará – IFCE

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Publicado

22/03/2023

Como Citar

JUNIOR, Edivaldo Dos Santos; CAVALCANTE, Rivadávia Porto; MALDANER, Jair José; MOREIRA, Heloisa Beatriz Cordeiro. A inclusão de surdos: uma proposta bilíngue para além da integração no ensino médio durante a pandemia de Covid-19. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e12403, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.12403. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12403. Acesso em: 19 abr. 2024.

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