Inclusão de estudantes cegos na Pós-Graduação: relato da experiência vivenciada no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11923

Palavras-chave:

inclusão, educação profissional e tecnológica, pós-graduação

Resumo

Embora direito legal, a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional ainda se reveste de desafios. Com base no relato das vivências de professores e estudantes no decorrer de dois anos, este texto objetiva relatar e problematizar os avanços alcançados na inclusão de estudantes cegas na pós-graduação stricto sensu. Apoiados em observação, conversas e vivências que foram sistematizadas em ordem temporal de acontecimentos, é possível concluir que embora as instituições ainda não estejam preparadas para receber estudantes com deficiência, há possibilidades de avanço nesse sentido, seja no que se refere à acessibilidade arquitetônica quanto pedagógica. Merecem destaque as várias ações e processos que foram impulsionados na instituição por meio da presença das estudantes cegas e seus cães-guia.

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Biografia do Autor

Inge Renate Frose Suhr, Instituto Federal Catarinense

Doutora em educação pela UFPR (2014) com tese intitulada: Ensino Médio: possibilidade de ampliação da inserção laboral da classe que vive do trabalho? Cursou Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1982) e mestrado em Educação pela mesma instituição(2004). Atualmente é professora de EBTT, mais especificamente no curso de Pedagogia, no Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau. Nesta mesma instituição, atua como docente no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que ocorre em rede nacional. Atuou como professora adjunta e coordenadora pedagógica no Centro Universitário Uninter (2006-2016), além de ouras IES privadas. Coordenou cursos de pós-graduação na modalidade EAD (2008-2010) e lecionou em cursos de licenciatura nesta modalidade, bem como em pós-graduações da área educacional. Como docente vem lecionando disciplinas e orientando trabalhos de curso relacionados aos seguintes temas: Ensino médio e Educação profissional, Teorias do Conhecimento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Currículo, Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência como docente e pedagoga em todos os níveis de Ensino, foi professora e coordenadora de curso de formação de professores em nível médio no período compreendido entre 1990 e 2000. Tem como principais temas de pesquisa: a) relação educação e trabalho; b) educação profissional e tecnológica, c) desenvolvimento profissional docente (foco no docente de ensino superior e da educação profissional e tecnológica)

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Publicado

03/12/2021

Como Citar

SUHR, I. R. F. Inclusão de estudantes cegos na Pós-Graduação: relato da experiência vivenciada no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11923, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11923. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11923. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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