Um Estado do Conhecimento sobre a inclusão da pessoa com deficiência na educação profissional a partir do NAPNE/IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15579

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Necessidades Específicas, NAPNE, TEC NEP

Resumo

No âmbito da rede federal de ensino, a inclusão foi marcada pelo Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais na Rede Federal de Educação Tecnológica – TEC NEP. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, documental e bibliográfico, analisou a inclusão da pessoa com deficiência no IFRN, a partir das dissertações presentes no portal de seu Programa de Pós-graduação em Educação Profissional – PPgEP, que tiveram o TEC NEP/NAPNE como lócus de pesquisa; a fim de compreender o interesse pela temática da inclusão e pelas políticas e programas que incentivam a ampliação da formação das pessoas com deficiência. Para tal, foi descrita a história de implantação do núcleo no IFRN, assim como suas ações para uma formação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suênia Cavalcante Pereira Gonçalves, IFRN

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em 2015. Nesta instituição foi professora do curso de extensão "Leitura e produção textual" e bolsista pelo programa PIBIC no projeto: Literatura de multidão: A Potência dos Pobres na Literatura Brasileira Contemporânea (2013-2015). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Universidade Potiguar (UnP) em 2017. Em 2018 foi intérprete de Libras no Colégio Master (Natal); e de (2018-2019) professora de Língua Portuguesa no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS-ER) em Natal-RN. Mestranda do PPGEP no IFRN, Campus Natal Central.

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora/PT. Doutora em Educação (2002), mestra em Estudos da Linguagem (1996) e Graduada em Letras com habilitação em língua portuguesa e língua inglesa e respectivas literaturas (1991), todos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). É lotada no Campus Zona Leste, atuou como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN de 2011 a 2017 e, como tal, participou do Fórum Estadual de Formação docente. Foi vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB de 2011 a 2015. Lidera o grupo de Pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem (GPMEL) desde 2011 e é membro de outros grupos de pesquisa como o Observatório da Diversidade e o Núcleo de Pesquisas em Educação, ambos no IFRN. Compõe a comissão editoral da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT/IFRN. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, tecnologias e acessibilidade em educação; formação de professores, gênero e literatura. Publicou, entre outros, O romance da Besta Fubana :festa, utopia e revolução no interior do Nordeste (2008), Vestígios (2009) - livro de poemas - Mulheres e Letras (2011).

Referências

ALENCAR, L. K de. Políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional: ações e possibilidades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/ Ligyanne Karla de Alencar. – 2017.

BRAGANÇA, M. Um olhar sobre o conceito e prática de educação profissional. 2022, n.p. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/um-olhar-sobre-conceito-pratica-educacao-profissional.htm Acesso em: 10/ jul. 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 15./ out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394/96. Lei nº. 9.934, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso: 16/ out. 2021.

BRASIL. Lei n° 10.048, de 8 de novembro de 2000. Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências. Brasília, 8 de novembro de 2000; 179o da Independência e 112o da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10048.htm Acesso em: 17/ out. 2021.

BRASIL. Presidência da República, Casa Civil. Lei n°10.098 de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, 19 de dezembro de 2000; 179o da Independência e 112o da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm Acesso em: 18/ out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, 2001. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf >. Acesso em: 19/ out. 2021.

BRASIL. Lei n°10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília, 14 de abril de 2004; 183º da Independência e 116º da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm Acesso em: 20/ out. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, 2 de dezembro de 2004; 183o da Independência e 116o da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm Acesso em: 21/ out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa TEC NEP - Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educativas Especiais: Documento base. Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência setembro 2007. Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=424-cartilha-c&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 22/ out. 2021.

BRASIL. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007. Brasília, 17 de setembro de 2008; 187º da Independência e 120º da República. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6571-17-setembro-2008-580775-publicacaooriginal-103645-pe.html Acesso em: 23/ out. 2021.

BRASIL. Lei n°. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF, 29 dez. 2008b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm Acesso em: 24/ out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 4/2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.Diário Oficial da União, Brasília, 5 de outubro de 2009, Seção 1, p. 17. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf Acesso em: 25/ out. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Censinho TECNEP. Brasília: MEC, 2011.

BRASIL. Presidência da República. Lei n° 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm Acesso em: 26/ out. 2021.

BRASIL. Lei n° 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, 4 de abril de 2013; 192º da Independência e 125º da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm Acesso em: 27/ out. 2021.

BRASIL. Políticas de inclusão de pessoas com deficiência na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: relatório das ações de Inclusão de Pessoas com Necessidades Específicas realizadas no período de 1999 a 2013 –Ação TECNEP, elaborado pela Assessoria de Ações Inclusivas, da Diretoria de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica/ Setec. Brasília: [s.n.], 2013.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão, LEI Nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 28/ out. 2021.

CUNHA, A. L. B. M. O programa TEC NEP e sua implementação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica : ressonâncias acadêmicas, limites e desafios/ Ana Lídia Braga Melo Cunha – 2016.

CUNHA, A. L. B. M. (2019). A produção do conhecimento sobre o programa TEC NEP nos programas de pós-graduação no Brasil - 2000 - 2014. Revista Brasileira Da Educação Profissional E Tecnológica, 1(16), e3554. https://doi.org/10.15628/rbept.2019.3554 Acesso em: 13/ fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2019.3554

FERREIRA, J. C. D. A permanência dos estudantes surdos como fatores de inclusão escolar no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central, no curso de Informática para internet/ Jean Carlos Dias Ferreira. – Natal 2020.

IFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Portaria Nº 1533/2012 - IFRN. Regimento Interno do Núcleo das Pessoas com Necessidades Específicas. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcentral/nucleo-de-inclusao. Acesso em: 21 de janeiro de 2022.

LIMA, E. L. M de. Inclusão educacional de pessoas com deficiência visual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte / Eva Lídia Maniçoba de Lima. – Natal, 2018.

MORAIS, J. M. R de. Políticas de formação de professores para a educação profissional das pessoas com deficiência: um estudo exploratório no Instituto Federal do Rio Grande do Norte / Josanilda Mafra Rocha de Morais. – Natal, 2019.

NASCIMENTO, F. C. do; FARIA, R. A Questão da Inclusão na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, a partir da ação Tec Nep. In: FLORINDO, Girlane Maria Ferreira; NASCIMENTO, Franclin Costa do; SILVA, Neide Samico da (Org.). Educação profissional e tecnológica inclusiva: um caminho em construção. Brasília: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, 2013.

PASSERINO, L. M; MONTARDO, S. P. Proposta de Inclusão Digital para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, E-Compós (Bra-sília), v. 8, p. 1-18, 2007. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.v8i0.144

SALAMANCA. De Declaração. Sobre princípios políticos e práticas na área das necessidades educativas especiais. 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso: 15/ fev. 2022.

SILVA, P. L.B; MELO, M. A. B. O processo de implementação de políticas públicas no Brasil: características e determinantes da avaliação de programas e projetos. UNICAMP, 2000.

UNICEF. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien/Tailândia, 1990. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10230.html. Acesso em: 28 dez. 2021.

Downloads

Publicado

11/12/2023

Como Citar

CAVALCANTE PEREIRA GONÇALVES, Suênia; FERREIRA CAVALCANTE, Ilane. Um Estado do Conhecimento sobre a inclusão da pessoa com deficiência na educação profissional a partir do NAPNE/IFRN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15579, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15579. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15579. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.