PBL mais aprendizagem colaborativa

práticas metodológicas para o ensino médio integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11098

Resumo

A pesquisa teve como objetivo verificar o uso de metodologias ativas aplicadas no ensino médio integrado, sendo elas, a aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem colaborativa. O problema da pesquisa foianalisar a utilização de tais metodologias para uma aprendizagem contextualizada e significativa. Para isso, fez-se um estudo e análise da Base Nacional Comum Curricular, no que tange as competências e habilidades para o ensino médio, e o Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do ensino médio integrado ao curso técnico em informática do Instituto Federal do Tocantins, campus Araguaína. A metodologia da pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, quanto aos seus objetivos, caracteriza-se como exploratória, já quanto aos procedimentos técnicos se configura como bibliográfica e documental. Como resultado, verificou-se que o PPC do curso técnico em informática está alinhado com as propostas de uma prática de ensino inovadora, através de metodologias ativas, e o egresso do curso está apto a desenvolver competências e habilidades para atuação profissional e para o exercício da cidadania.

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Publicado

10/12/2022

Como Citar

DA SILVA PONTES, Paulo Ricardo; DE SENNA, Mary Lúcia Gomes Silveira; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; CASTILHO, Weimar Silva. PBL mais aprendizagem colaborativa: práticas metodológicas para o ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11098, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11098. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11098. Acesso em: 3 dez. 2024.

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ARTIGOS

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