SABERES PEDAGÓGICOS E HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3550Palavras-chave:
educação profissional, história da ciência, saberes pedagógicos, tecnologiasResumo
O artigo discute os saberes pedagógicos utilizados pelos professores da educação profissional e tecnológica, no processo de sua atuação com os discentes, tomando como mediador dos saberes de uma visão científica sustentada pelos pressupostos da História da Ciência. A discussão apresentada se baseia numa revisão da literatura sobre o tema, bem como problematizações que apontam para uma revisão na compreensão da prática pedagógica do docente. Propõem-se que nesta prática ocorra a ressignificação de suas concepções sobre o processo da consolidação do conhecimento científico, para a compreensão de como os saberes pedagógicos estão sendo construídos frente às novas demandas da sociedade. Sabemos que o trabalho docente é permeado de vários saberes, como os saberes dos currículos, os saberes teóricos e mesmo os saberes pedagógicos em uma perspectiva técnica, e o docente não pode estar alheio ao processo de produção científica na promoção de diálogos sobre desafios e possibilidades desses saberes. Discutiu-se as inter-relações e ações pedagógicas da história da ciência, como orientações para práticas reflexivas e participação crítica, levando o discente a problematizar sua relação no uso das tecnologias.
Downloads
Referências
AFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é História da Ciência. São Paulo: Brasiliense, 2004. Coleção Primeiros Passos.
AUSUBEL, D. P. Psicologia Educacional. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Interamericano, 1978.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. 1. ed. 4.reimp. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagem código e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2012.
BORGES, C. M. F. O Professor de Educação física e a Construção do Saber. Campinas: Papirus, 1998.
______. O professor da Educação Básica e seus saberes profissionais. Araraquara: J M Editora, 2004.
DEMO, P. Praticar Ciência: Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Saraiva, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 9a. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MARTINS, A. F. P. O ensino do conceito de tempo: contribuições históricas e epistemológicas. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998.
MARTINS, R. de A. Introdução: A História das Ciências e seus usos na Educação. In: SILVA, C. C. (Org.) Estudos de história e filosofia da ciência: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 2004.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petropolis: Vozes, 2007.
PIMENTA, S. G. (Org.). Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2002.
_____. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 8a. Ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber – esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.
VEIGA, I. P. A. Formação de Professores: Políticas e Debates. São Paulo: Papirus, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.