SABERES PEDAGÓGICOS E HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3550

Palavras-chave:

educação profissional, história da ciência, saberes pedagógicos, tecnologias

Resumo

O artigo discute os saberes pedagógicos utilizados pelos professores da educação profissional e tecnológica, no processo de sua atuação com os discentes, tomando como mediador dos saberes de uma visão científica sustentada pelos pressupostos da História da Ciência. A discussão apresentada se baseia numa revisão da literatura sobre o tema, bem como problematizações que apontam para uma revisão na compreensão da prática pedagógica do docente. Propõem-se que nesta prática ocorra a ressignificação de suas concepções sobre o processo da consolidação do conhecimento científico, para a compreensão de como os saberes pedagógicos estão sendo construídos frente às novas demandas da sociedade. Sabemos que o trabalho docente é permeado de vários saberes, como os saberes dos currículos, os saberes teóricos e mesmo os saberes pedagógicos em uma perspectiva técnica, e o docente não  pode estar alheio ao processo de produção científica na promoção de diálogos sobre desafios e possibilidades desses saberes. Discutiu-se as inter-relações e ações pedagógicas da história da ciência, como orientações para práticas reflexivas e participação crítica, levando o discente a problematizar sua relação no uso das tecnologias.

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Biografia do Autor

Ana Claúdia Ribeiro de Souza, IFAM

Professora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico

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Publicado

03/03/2016

Como Citar

SOUZA, Ana Claúdia Ribeiro de; BOAS, Maria Vilas; VILAS BOAS, Terezinha; AGUIAR, Ana. SABERES PEDAGÓGICOS E HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 37–42, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3550. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3550. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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