Acolhimento estudantil e formação humana integral:

dos documentos reguladores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins à voz do discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16286

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, ação educativa do acolhimento estudantil, formação humana integral

Resumo

Este artigo é o recorte de um estudo realizado no ensino médio integrado em um Campus do Instituto Federal do Tocantins. Seus objetivos centraram-se na investigação e análise de como a ação de acolhimento e integração dos estudantes está representada nos documentos institucionais e a percepção dos estudantes sobre a proposta de acolhimento em uma experimentação pedagógica. Possui fundamento em estudiosos filiados à concepção histórico-cultural e histórico-crítica e à pedagogia do acolhimento estudantil. A abordagem foi qualitativa exploratória, com análise bibliográfica e documental e realização de roda de conversa com estudantes. O resultado evidenciou a necessidade em revisar a política da instituição pesquisada, quanto às práticas de acolhimento.

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Biografia do Autor

Rivadávia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d?excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos para o Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP e em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros discursivos que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada e Políticas Linguísticas no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Docente e Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Lider do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq.

Marcelo Rythowem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1996), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2017). É professor Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Palmas. Tem experiência na área de Filosofia, Gestão e Educação.

Sthefan Bravin Ponche, Polícia Militar do Estado do Tocantins

Professor, Escritor e Policial Militar - possuo três formações: Letras(2007) UFES; Bacharelado em Segurança Pública (2010) APMT; Bacharelado em Direito (2015) - UNITINS; Pós-graduado em Segurança Pública pela UFT(2009) e Mestre Análise do Discurso - UFT (2022).

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Publicado

07.09.2025

Como Citar

EFFGEN, Jacqueline Pilger; CAVALCANTE, Rivadávia Porto; RYTHOWEM, Marcelo; PONCHE, Sthefan Bravin. Acolhimento estudantil e formação humana integral:: dos documentos reguladores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins à voz do discente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e16286, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16286. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16286. Acesso em: 4 out. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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