Implementação do Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15999

Palavras-chave:

Novo ensino médio. Itinerários formativos. Formação integral e omnilateral.

Resumo

Objetiva-se analisar as orientações para implementação do Novo Ensino Médio nos documentos normativos nacionais e da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa e seguiu o método da pesquisa documental. O tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo categorial. Os resultados foram agrupados em categorias com orientações para:  implementação do Novo Ensino Médio; Currículo do Ensino Médio de Pernambuco, Itinerários Formativos e suas Trilhas. As orientações dos documentos normativos definem uma abordagem pedagógica com base na interdisciplinaridade, na autonomia, no protagonismo e na inovação, buscando integrar os Itinerários Formativos a quatro eixos estruturantes: investigação científica; processos criativos; mediação e intervenção sociocultural; e empreendedorismo, com vistas a desenvolver habilidades diversas para a formação integral. Entretanto, concluiu-se que a atual Arquitetura do Currículo do Novo Ensino Médio ofertado nas escolas estaduais de Pernambuco promove um retrocesso na formação integral e omnilateral dos estudantes.

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Biografia do Autor

Edilene Rocha Guimarães, IFPE - Campus Recife

Possui graduação em Licenciatura Plena para a Graduação de Professores pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Realizou o Estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga-Pt, como bolsista da CAPES (2011). Realizou Pós-Doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017). Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Líder do Grupo de Pesquisa Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica (IFPE/CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Formação Integral e Cidadania (IFPE/CNPq) (2008-2020). Pró-Reitora de Ensino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE (2010-2016). Membro do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco. Parecerista ad hoc de vários periódicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Currículo, Planejamento e Avaliação Educacional, Administração Educacional, Formação de Professores, Educação e Trabalho. Ensino e Aprendizagem.

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Publicado

12/12/2024

Como Citar

SILVA, Luanna Ferreira da; GUIMARÃES, Edilene Rocha. Implementação do Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15999, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15999. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15999. Acesso em: 18 dez. 2024.

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ARTIGOS

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