A ÉTICA AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ DO GESTOR AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9360Palavras-chave:
Educação ambiental, ética e cidadania, formação tecnológicaResumo
Nesse artigo indaga-se sobre as concepções a respeito da ética ambiental, desenvolvidas na formação acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (CSTGA) do IFPE – Campus Recife. Seguindo uma abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa documental e de campo. A primeira se deteve a documentos normativos e institucionais. A segunda abarcou o corpo docente do curso e os discentes do 1º e 5º módulos. O tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo categorial proposta por Bardin (2002), tomando-se como categorias analíticas as perspectivas da ética ambiental antropocêntrica e ecocêntrica. Como resultados foram evidenciadas a presença de uma perspectiva antropocêntrica nos documentos normativos e uma perspectiva ecocêntrica nos documentos institucionais. Nos discursos de discentes e docentes houve uma predominância da perspectiva ecocêntrica em suas concepções e abordagens.
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