Contribuições da leitura de imagem fotográfica para a formação integral no Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.10922Palavras-chave:
Leitura de imagem fotográfica, Formação integral, Interdisciplinaridade, Ensino Médio Integrado.Resumo
O artigo tem por objetivo analisar as contribuições da leitura de imagem fotográfica para a formação integral, através da percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado sobre a fotografia. Com uma abordagem qualitativa, aplicou-se um questionário aos estudantes do 2º período do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações Integrado do IFPE – Campus Caruaru. Os resultados indicam a viabilidade de práticas interdisciplinares, tendo em vista o acesso facilitado à fotografia e a sua produção pelos estudantes. Concluímos que a leitura de imagem fotográfica apresenta várias possibilidades de discussões que contribuem com o fortalecimento da sensibilidade humana e, consequentemente, com o desenvolvimento da formação integral.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais. Campinas, SP: Verus Editora, 2005.
ARAÚJO, Anna Rita Ferreira de. Encruzilhadas do olhar: no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2007.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica – CNE/CEB, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em 26 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica – CNE/CEB, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=102481-rceb003-18&category_slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 26 jul. 2020.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.
CRESWELL, Jonh W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DUARTE JUNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1988.
DUARTE JUNIOR, João Francisco. O que é beleza? 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Tradução de Marina Appenzeller. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Tradução Leandro Konder. 7. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LOGUERCIO, Nina Magalhães. Experiência estética e fotografia no cotidiano de alunos da EJA: possíveis relações com o ensino da arte. 2011. 218 f. (Dissertação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/2812. Acesso em: 26 jul. 2020.
LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 18 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista: sobre a particularidade como categoria da estética. São Paulo: Instituto Lukács, 2018.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Tradução Bertha Halpern Gurovitz. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
MATHIAS, Ronaldo. Antropologia visual: diferença, imagem e crítica. São Paulo: Nova Alexandria, 2016.
OSTROWER, Fayga. Processos de criação. 11. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1976.
PARSONS, Michael. Currículo, arte e cognição integrados. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. p. 295-317.
PERISSÉ, Gabriel. Estética e educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Tecnologias contemporâneas e o ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PORTO, Humberta (org.). Estética e história da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramento, 2012.
SANTOS, Eloisa Helena. A interdisciplinaridade como eixo articulador do ensino médio e do ensino técnico de nível médio integrados. In: BRASIL, Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino médio integrado à educação profissional: integrar para que? Brasília: MEC/SEB, 2006. p. 139-153.
ZAGONEL, Bernadete. Arte na educação escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.