A desconstrução da formação da juventude

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15300

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio; Juventude; Formação; Lei nº 13.415/2017.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar as especificidades da atual reforma do ensino médio e refletir sobre a publicidade governamental acerca da escolha dos itinerários formativos pela juventude. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, tendo como suporte as pesquisas bibliográfica e documental e a dialética na análise dos dados. Discute-se a gênese da reforma do ensino médio; e os determinantes da reforma, conforme preceituado na Lei nº 13.415/2017. Os resultados apontam que a reforma do ensino médio é influenciada pela perspectiva do Estado neoliberal; que a concepção de formação proposta para a juventude, nas escolas públicas, se assenta sob a ideologia das competências; e que a escolha da juventude por um itinerário formativo se revela como uma cilada midiática. 

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Biografia do Autor

Adriana Saraiva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( UFRN). Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Estácio de Sá em Natal. Especialista em Gestão pela UFRN. Especialista em Coordenação e Supervisão Pedagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, onde atua como coordenadora pedagógica da Escola Estadual Prof. Antônio Pinto de Medeiros, desde 2013, realizando atividades de formação de professores, acompanhamento do processo de ensino/aprendizagem e coordena o processo de implantação do novo ensino médio da sua unidade escolar. Professora da Rede Municipal de Ensino do Natal, onde atualmente está como mediadora do Departamento do Ensino Fundamental, desenvolvendo atividades de monitoramento do programa SE LIGA/ ACELERA Brasil do Instituto Ayrton Senna. Diante da sua atuação profissional existe a empatia pelo objeto de estudo: educação, formação de professores e politicas públicas nacionais voltadas a educação básica bem como educação profissional.

José Moisés, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre
em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA
pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciado em Matemática pela
UFAM. Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) do quadro
permanente do IFRN, com atuação nos cursos técnicos integrados, subsequentes,
licenciaturas, superior de tecnologias e no Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional (PPGEP). Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED) do IFRN,
se dedicando ao estudo de EJA, ensino médio integrado, financiamento da educação e
formação de professores. É autor de publicações em periódicos nacionais sobre as
temáticas. Tem experiência como docente da educação profissional desde 1980, além de
ter exercido diversos cargos de gestão (coordenador de planejamento, diretor de
administração, diretor de ensino, entre outros) na educação profissional. ORCID:
https://orcid.org/0000-0002-2799-6835. E-mail: jmns2008@hotmail.com.

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Publicado

23/06/2023

Como Citar

SIQUEIRA, Adriana Oliveira dos Santos; SARAIVA GOMES FAGUNDES, Adriana; NUNES DA SILVA, José Moisés. A desconstrução da formação da juventude: agora eu (não) escolho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15300, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15300. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15300. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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