Implementação do Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15999Palavras-chave:
Novo ensino médio. Itinerários formativos. Formação integral e omnilateral.Resumo
Objetiva-se analisar as orientações para implementação do Novo Ensino Médio nos documentos normativos nacionais e da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa e seguiu o método da pesquisa documental. O tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo categorial. Os resultados foram agrupados em categorias com orientações para: implementação do Novo Ensino Médio; Currículo do Ensino Médio de Pernambuco, Itinerários Formativos e suas Trilhas. As orientações dos documentos normativos definem uma abordagem pedagógica com base na interdisciplinaridade, na autonomia, no protagonismo e na inovação, buscando integrar os Itinerários Formativos a quatro eixos estruturantes: investigação científica; processos criativos; mediação e intervenção sociocultural; e empreendedorismo, com vistas a desenvolver habilidades diversas para a formação integral. Entretanto, concluiu-se que a atual Arquitetura do Currículo do Novo Ensino Médio ofertado nas escolas estaduais de Pernambuco promove um retrocesso na formação integral e omnilateral dos estudantes.
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