A educação técnica de nível médio enquanto itinerário formativo
um debate acerca da formação integral a partir da reforma do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15896Palavras-chave:
Ensino Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Formação IntegralResumo
Este artigo objetiva analisar a perspectiva da formação integral dos estudantes no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio enquanto itinerário formativo, a partir dos documentos legais da reforma do Ensino Médio. Por meio de uma análise exploratória, construiu-se uma ordem cronológica dos marcos legais que relacionam o ensino e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o que propiciou explorar os desdobramentos da implantação e oferta dessa educação técnica enquanto itinerário formativo do Ensino Médio. Os achados indicam que as influências de um contexto de mercantilização da educação invadem as políticas educativas que regulamentam a oferta do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, levando a uma formação fragmentada.
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