Possibilidade de uso do CHATGPT como metodologia ativa:

uma proposta para o curso técnico em informática.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16440

Palavras-chave:

Pesquisa Científica; Metodologia ativa; ChatGPT.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, a partir de uma proposta de intervenção, analisar as possibilidades de utilização da ferramenta ChatGPT como metodologia ativa na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. Para isto, apresentaremos uma proposta de intervenção no curso técnico em informática, no intuito de ressaltar o uso dessa ferramenta na produção de dados e também o uso ético no campo da pesquisa científica. Diante da nossa revisão bibliográfica, constatamos que, a ferramenta pode ser utilizada de diversas maneiras e em todas as áreas de estudo para pesquisa, revisão e comparação, entre outras utilidades. A partir do seu uso, os professores também podem realizar o letramento digital e debater questões éticas sobre o uso seguro da internet.

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Biografia do Autor

Cláudia Ricardo de Macêdo, Instituto Federal da Paraíba

PROFESSORA EFETIVA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE BOA VISTA/PB, Mestre em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba; Especialista em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano; Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Didática; Especialização em Educação Ambiental e Especialização em Agroecologia. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia e Licenciatura em Ciências Agrárias. Possui Experiência como Professora da Educação Básica, Professora da Educação de Jovens e Adultos, Professora-Tutora de Pós Graduação e Gestora Escolar.

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Publicado

08.09.2025

Como Citar

RODRIGUES, Adriege Matias; MACÊDO, Cláudia Ricardo de. Possibilidade de uso do CHATGPT como metodologia ativa: : uma proposta para o curso técnico em informática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e16440, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16440. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16440. Acesso em: 8 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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