Pesquisa científica no Ensino Médio e Técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12270

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Pesquisa Científica, Educação

Resumo

No ensino médio e técnico busca-se diversas formas de efetivar o ensino criativo em que o estudante aprenda e correlacione o saber com aplicações cotidianas. A inserção da pesquisa científica nessas modalidades pode ser uma ferramenta que contribuirá para a construção do saber. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica por meio de ferramentas eletrônica: SCIELO, livros, revistas, monografias, legislações de âmbito nacional e teses. Além de apontar ganhos que os estudantes, professores e sociedade podem obter com a pesquisa cientifica, são elencados exemplos de Instituições de Ensino (IE’s) que já incentivam a pesquisa na rotina de aprendizagem dos estudantes e estruturas que podem ser melhorados, e assim, a pesquisa científica ser incluída como ferramenta no ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carina Soares do Nascimento, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Técnica em Química pelo IFBA(2009), graduada em Farmácia pela UFBA (2018), especialização em Educação Profissional e Tecnológica pela FAEL (2019) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela UFBA. Atualmente trabalha no Laboratório de Caracterização de Materiais - LCM e Laboratório de Difração de Raio X - LDRX do IFBA.

Referências

AMARAL, Rogério do. As contribuições da pesquisa científica na formação acadêmica. Identidade Científica, Presidente Prudente-SP, v. 1, n. 1, p. 64-74, jan./jun. 2010; ARENDT, Hannah. A vida do espírito. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995;

BASTOS, João Augusto De Souza Leão de Almeida. Os Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs:Núcleos de Inovação Tecnológica. Revista Educação e Tecnologia, Curitiba, v. 2, n. 1, p.01-23, jul. 1997;

DEMO, Pedro. Saber pensar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001;

FÁVERO, Altair Alberto. Decifra-me ou te de devoro: A pesquisa na sociedade do conhecimento. 2º ENASEC. Passo Fundo - RS: 2011;

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à prática educativa. 41ª reimpressão. São Paulo: Paes e Terra, 1996;

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Altas, 1996;

GOMES, Alberto Albuquerque. Considerações sobre a pesquisa científica: Em busca de caminhos para a pesquisa científica. Intertemas. Presidente Prudente, v5,p61-81, Nov.2001;

GOMES, et al. Produção Científica do Ifes: da Medição e Análise para a Gestão. VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Rio de Janeiro, 2011;

GOMES, J.M.F.; PAULA, R.P.A importância da pesquisa cientifica no ensino superior: O professor pesquisador. In: 3º Seminário Pesquisar. Faculdade Alfredo Nasser, Goiânia: 2014;

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.Rio de Janeiro: Objetiva, 2001;

BRASIL. Lei 11.982, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em julho de 2019;

IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na Universidade. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo, SP: Cortez, 2012. (Questões da nossa época, v. 40);

MACHADO, J.A. et al. Pesquisa e Educação: Refletindo a importância da pesquisa científica no campo educacional. In: Seminário de Prática I. UNIASSELVI, Santa Catarina: 2017;

MELO, S. D. G. Trabalho docente na educação profissional. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE,

A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: https://www.gestrado.net.br/pdf/428.pdf. Acesso em: 19/11/2019;

MOURA, D.G.; BARBOSA, E.F.; MOREIRA,A.F. O aluno pesquisador. In: XV ENDIPE . Belo Horizonte-MG: 2010;

OLIVEIRA, Anely Souza. A formação do professor para a educação profissional: mapeando a produção bibliográfica. 2016.130f. Dissertação (Mestre em educação) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista: 2016;

PACHECO, Eliezer (org.). Cidadãos para o Mundo do Trabalho. Os Institutos Federais: Uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Ed. Moderna, Brasília, 2011;

PADILHA, Rosana de Fátima Silveira Jammal; LIMA FILHO, Domingos Leite. A oferta de educação profissional verticalizada nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, o que há de novo? XI APEND Sul. Curitiba-PR: 2016;

PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Prática docente na educação profissional e tecnológica: Os conhecimentos que subsidiam os professores de cursos técnicos. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 09, n. 15, p. 79-94, ago./dez. 2016;

RAMALHO, Ângela Maria Cavalcanti; MARQUES, Francisca Luseni Machado. A pesquisa científica como construção do conhecimento. Apostila da disciplina Pesquisa e Ensino em Geografia. UFRN - Rio Grande do Norte: 2017;

RAMOS, Marise Nogueira. A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Rev. Educação e Sociedade. Campinas. Vol. 23, n. 80, set/2002, p. 401-422. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesos em: 13/09/19;

SCHNEIDER, Maria Clara Kascchny; AGUILAR, Luis Enrique. Trajetórias de Educação Profissional e Tecnológica. Ed.IFSC, . Florianópolis (SC), 2013; Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/MINTER_volume1.pdf/25076849-79d7- 9c87-7dab-18d31c18dc43 Acesso em: 19/08/2019;

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed.Rev. E atual. São Paulo: Cortez, 2007;

SEVERO, Carlos Emílio Padilha. Uma abordagem interdisciplinar na prática educativa em educação profissional e tecnológica. Revista CINTED. Ed.UFRGS. Porto Alegre, v.14, n. 2, dez. 2016;

SILVA, Marília Félix da; SILVA, Júlio Pereira; RAMOS, Carolina Soares. A pesquisa na formação acadêmica: Aprender a pesquisar fazendo pesquisa. In: III Congresso nacional de Educação. Natal: 2016.

Downloads

Publicado

03/12/2021

Como Citar

NASCIMENTO, Carina Soares do. Pesquisa científica no Ensino Médio e Técnico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e12270, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.12270. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12270. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.