Projeto Integrador: articulação para o ensino da pesquisa científica na formação técnica de nível médio

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13950

Resumo

As políticas da formação técnica de nível médio estabelecem que o processo de formação do aluno deve privilegiar o desenvolvimento da capacidade de investigação científica que pode ser desenvolvida por meio do ensino, pesquisa e extensão. O estudo objetivou verificar como está estruturado o Projeto Integrador para articular o ensino da metodologia da pesquisa científica nos cursos da educação profissional técnica de nível médio no Campus Manaus Centro do IFAM. Teve base metodológica na pesquisa bibliográfica e documental. O resultado do estudo esboça que o Projeto Integrador estabelecido como componente curricular pode ser combinado com outro componente específico ou trabalhado individualmente no contexto das Atividades Complementares para articular o ensino da metodologia da pesquisa científica nos cursos da educação profissional técnica de nível médio do IFAM.

Palavras-chave: Projeto Integrador; Metodologia da pesquisa científica; Ensino; Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

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Publicado

01/01/2023

Como Citar

AMAZONAS-PASSOS, Mirlândia Regina; ANGLADA-RIVERA, José. Projeto Integrador: articulação para o ensino da pesquisa científica na formação técnica de nível médio. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e13950, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13950. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13950. Acesso em: 30 abr. 2024.

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ARTIGOS