Proposta de intervenção: visita técnica e tecnologias assistivas, uma metodologia inclusiva para uma aprendizagem transversal na fruticultura
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16655Palavras-chave:
formação profissional, intervenção pedagógica, inclusão, produção de frutasResumo
Esse trabalho tem por objetivo propor a visita técnica e o uso de tecnologias assistivas como metodologia de intervenção pedagógica na formação técnica em fruticultura. Para tanto, propõe-se a realização de uma visita técnica a uma propriedade rural, a qual tem como atividade principal a produção de frutas. Os alunos do curso técnico em fruticultura poderão acompanhar e participar de todas as etapas da cadeia produtiva, o que lhes proporcionará uma experiência prática e aplicada, complementando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Espera-se que esta proposta de intervenção pedagógica inclusiva, possa motivar os futuros profissionais a seguir carreia na área de fruticultura, demonstrar-lhes que o setor também pode ser um ambiente de inclusão de pessoas com deficiência, onde as tecnologias assistivas podem ajudar a criar um ambiente de trabalho mais inclusivo, proporcionando-lhes maior autonomia.
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