Proposta de intervenção: visita técnica e tecnologias assistivas, uma metodologia inclusiva para uma aprendizagem transversal na fruticultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16655

Palavras-chave:

formação profissional, intervenção pedagógica, inclusão, produção de frutas

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo propor a visita técnica e o uso de tecnologias assistivas como metodologia de intervenção pedagógica na formação técnica em fruticultura. Para tanto, propõe-se a realização de uma visita técnica a uma propriedade rural, a qual tem como atividade principal a produção de frutas. Os alunos do curso técnico em fruticultura poderão acompanhar e participar de todas as etapas da cadeia produtiva, o que lhes proporcionará uma experiência prática e aplicada, complementando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Espera-se que esta proposta de intervenção pedagógica inclusiva, possa motivar os futuros profissionais a seguir carreia na área de fruticultura, demonstrar-lhes que o setor também pode ser um ambiente de inclusão de pessoas com deficiência, onde as tecnologias assistivas podem ajudar a criar um ambiente de trabalho mais inclusivo, proporcionando-lhes maior autonomia.

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Biografia do Autor

Elismar Pereira de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Engenheiro Agronômo - IFbaiano

Mestre em agronomia/fitotecnia - UESB

Doutorando em agronomia/fitotecnia - UESB

Sérgio Severo do Nascimento, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Especialista em Práticas Assertivas em Gestão da Educação Profissional Integrada a Educação de Jovens e Adultos

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Publicado

06.09.2025

Como Citar

OLIVEIRA, Elismar Pereira de; NASCIMENTO, Sérgio Severo do. Proposta de intervenção: visita técnica e tecnologias assistivas, uma metodologia inclusiva para uma aprendizagem transversal na fruticultura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e16655, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16655. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16655. Acesso em: 7 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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