Proposta de intervenção pedagógica para a melhoria na infraestrutura de rede de um dos laboratórios de informática da unidade sede do IFPB – Campus Sousa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16594

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem-se consolidado como uma das principais modalidades de ensino atualmente, sendo que são vários os cursos abrangidos por ela, incluindo o de Técnico em Informática, que serviu de base para este trabalho. Desta forma, este artigo visa propor melhorias na estrutura da rede do Laboratório de Informática 01 da unidade sede do IFPB – Campus Sousa através de uma atividade prática relacionada ao conhecimento adquirido em uma visita técnica para estudantes do 4º semestre do curso e instituição mencionados acima. A técnica de pesquisa utilizada na metodologia foi a bibliográfica, consistindo de livros, artigos e sites. Espera-se que os alunos absorvam e assimilem o conhecimento e experiência durante os momentos de modo a aplicá-los em uma situação real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleonte Gomes de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais
Técnico em Informática

Rossane Keile Sales da Fonseca, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Licenciada em Pedagogia e Ciências Biológicas
Especialista em Psicopedagogia; Supervisão e Orientação Educacional; Gestão Pública; Mídias na Educação; Gestão Escolar; Educação Ambiental;
Mestre em Ciências da Educação

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n° 2, de 15 de dezembro de 2020. Aprova a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Diário Oficial da União. Brasília, 21 de dezembro de 2020, Seção 1, p. 170. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN22020.pdf. Acesso em: 25 set. 2023.

BRISANET RI. Quem Somos. Disponível em: https://ri.brisanet.com.br/a-companhia/quem-somos. Acesso em: 22 out. 2023.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268-288, fev. 2017. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404/295. Acesso em: 30 out. 2023.

GOMES, Ruth Cristina Soares; GHEDIN, Evandro. O desenvolvimento cognitivo na visão de Jean Piaget e suas implicações a educação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC [...] Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2012. p. 1-14. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1092-2.pdf. Acesso em: 4 out. 2023.

IFPB Campus Sousa completa 65 anos de história. Instituto Federal da Paraíba IFPB, Sousa, 14 ago. 2020. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/noticias/2020/08/ifpb-campus-sousa-completa-65-anos-de-historia. Acesso em: 5 out. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Plano pedagógico do curso Técnico em Informática (Subsequente). Sousa: IFPB – Campus Sousa, 2016. Disponível em: https://estudante.ifpb.edu.br/media/cursos/117/documentos/PPC_-_Informatica_-_Subsequente_-_2016.docx. Acesso em: 5 out. 2023.

JACOBS, Edgar; SANTOS, Ana Luiza. Conheça a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Jacobs Consultoria, 2023. Disponível em: https://www.jacobsconsultoria.com.br/post/conheça-a-educação-profissional-e-tecnológica-ept. Acesso em: 21 set. 2023.

LADEWIG, Iverson. A importância da atenção na aprendizagem de habilidades motoras. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. Suplem, n. 3, p. 62-71, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139614/134914. Acesso em: 4 out. 2023.

LOPES, Talisson de Sousa; BRITO, Sônia Christo Aleixo A. Importância da visita técnica: um estudo de caso dos alunos do curso técnico da E.E. Imaculada Conceição em Pedro Leopoldo/MG. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021, Online. Anais VII CONEDU [...] Campina Grande: Realize, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80571. Acesso em: 9 out. 2023.

MIRANDA, Carla Ferreira da Silva. Autonomia do estudante na Educação a Distância: reflexões sobre o processo educacional mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Orientadora: Dra. Nara Maria Pimentel. 2017. 69 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/19027/1/2017_CarlaFerreiradaSilvaMiranda.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

MULER, Debora Fernanda Pavani; MARQUETTI, Elisandra de Fátima Sapiezinski; HECK, Laís Marchezan; GOBO, Rosmari Marodin. Linha do tempo da Educação Brasileira. In: MOSTRA INTERATIVA DA PRODUÇÃO ESTUDANTIL EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 2., 2016, Rio Grande do Sul. Anais eletrônicos [...] Rio Grande do Sul: MoEduCiTec, 2016. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/moeducitec/article/view/7489/6239. Acesso em: 21 set. 2023.

PIMENTEL, Alessandra. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de Psicologia, Natal, v. 12, n. 2, p. 159-168, ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/rWD86DC4gfC5JKHTR7BSf3j/. Acesso em: 29 set. 2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Cesar Ernani de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho científico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 19 out. 2023.

Downloads

Publicado

07.09.2025

Como Citar

SOUSA, Kleonte Gomes de; FONSECA, Rossane Keile Sales da. Proposta de intervenção pedagógica para a melhoria na infraestrutura de rede de um dos laboratórios de informática da unidade sede do IFPB – Campus Sousa. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e16594, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16594. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16594. Acesso em: 17 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.