Educação profissional e tecnológica:

revisão sistemática da literatura sobre a construção do saber docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15541

Palavras-chave:

Saberes, Docente, Educação

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar na produção científica estudos que apresentem elementos da formação de professores da categoria educação profissional e tecnológica. O procedimento metodológico adotado, baseou-se no levantamento de natureza bibliográfico, por meio da revisão sistemática da literatura nas bases de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os procedimentos de análises tiveram o auxílio do software QdaMiner no uso do corpus textual gerado. Os resultados apontaram dois aspectos distintos nas publicações, o primeiro ressaltando a construção teórica e conceitual e o segundo aspecto, delineados por pesquisas práticas subsidiadas por autores seminais do campo da educação.

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Biografia do Autor

Douglas Alexandre de Campos Castrillon Junior, Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cáceres

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor de administração na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cáceres.

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Publicado

09.09.2025

Como Citar

CASTRILLON JUNIOR, Douglas Alexandre de Campos. Educação profissional e tecnológica: : revisão sistemática da literatura sobre a construção do saber docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e15541, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15541. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15541. Acesso em: 17 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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