Educação profissional e tecnológica:

revisão sistemática da literatura sobre a construção do saber docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15541

Palavras-chave:

Saberes, Docente, Educação

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar na produção científica estudos que apresentem elementos da formação de professores da categoria educação profissional e tecnológica. O procedimento metodológico adotado, baseou-se no levantamento de natureza bibliográfico, por meio da revisão sistemática da literatura nas bases de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os procedimentos de análises tiveram o auxílio do software QdaMiner no uso do corpus textual gerado. Os resultados apontaram dois aspectos distintos nas publicações, o primeiro ressaltando a construção teórica e conceitual e o segundo aspecto, delineados por pesquisas práticas subsidiadas por autores seminais do campo da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Alexandre de Campos Castrillon Junior, Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cáceres

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor de administração na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cáceres.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Formação continuada como instrumento de profissionalização docente. Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Papirus, p. 99-122, 1998.

ANDRÉ, MEDA de. Etnografia da prática escolar. 16. Ed. Campinas, SP: Papyrus, 2009.

ARROYO, Miguel Gonzalez. A Educação Profissional e Tecnológica nos interroga. Que interrogações? Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 3, n. 1, p. 5-18, 2019. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v3i1.374

ARAUJO, Ronaldo de Lima. Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. Trabalho & Educação, v. 17, n. 2, p. 53-63, 2008.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A contribuição da fenomenologia à educação. Fenomenologia: uma visão abrangente da educação. São Paulo: Olho d’Água, p. 11-51, 1999.

CARVALHO, Olgamir Francisco de; SOUZA, Francisco Heitor de Magalhães. Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil: um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia. Educação & Sociedade, v. 35, p. 883-908, 2014. doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974

DA SILVA, Elison Victor Braga; OLIVEIRA-NUNES, Albino; MARISA-DANTAS, Josivânia. O enfoque CTS na educação profissional e tecnológica: uma revisão do campo entre os anos 1995 e2020. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. 50, p. 237-256, 2021.

FARTES, Vera; SANTOS, Adriana Paula Q. Oliveira. Saberes, identidades, autonomia na cultura docente da educação profissional e tecnológica. Cadernos de Pesquisa, v. 41, p. 376-401, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000200004

FAUSTINO-DIAS, Álvaro Freitas; SPANHOL-FINOCCHIO, Caroline Pauletto; MARIANI, Milton Augusto Pasquotto. Escaneamento de políticas públicas brasileiras de alimentação a partir do Nourishing Framework. Economia & Região, v. 10, n. 1, p. 53-65. DOI: https://doi.org/10.5433/2317-627X.2022v10n1p53

FERNANDES, Francisco das Chagas de Mariz. Gestão dos Institutos Federais: o desafio do centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Holos, v. 2, p. 3-9, 2009. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2009.267

FERREIRA, H. P.; ANDRADE, F. R. B. Trabalho docente na Educação Profissional: Estado da Questão e especificidades do macrotema “Profissão e Carreira". Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 22, n. 74, 2022. DOI: 10.7213/1981-416X.22.074.DS03. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28963. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS03

FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação & Sociedade, v. 28, p. 1129-1152, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300023

FONSECA, Vanessa Avelar Cappelle. Interações Multimodais em uma sala de aula de Biologia. Dissertação (Mestrado em Conhecimento e Inclusão Social em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.

GARIGLIO, José Ângelo; BURNIER, Suzana. Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educação em Revista, v. 28, p. 211-236, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000100010

GREEN, Judith L.; DIXON, Carol N.; ZAHARLICK, Amy. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em revista, n. 42, p. 13-79, 2005.

KUENZER, Acácia Zeneida; FRANCO, Maria Ciavatta; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. INEP. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília, v. 26, n. 27, p. 19-40, 2008.

LITTELL, Julia H.; CORCORAN, Jacqueline; PILLAI, Vijayan. Systematic reviews and meta-analysis. Oxford University Press, 2008. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195326543.001.0001

LORENZETO, Vilza Cristina; MOREIRA, Adelson Fernandes; PEDROSA, José Geraldo. Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 1, 2021. DOI: 10.3895/rbect.v14n1.12038. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v14n1.12038

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista brasileira da educação profissional e tecnológica, v. 1, n. 1, p. 8-22, 2008. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2862

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, v. 2, p. 4-30, 2007. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da educação profissional e tecnológica, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2008. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2863

PASQUALLI, Roberta; CARVALHO, Marie Jane Soares. Os saberes docentes dos professores da Rede E-TEC Brasil: um estudo de caso no sul do pais. DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh), n. 19, p. 333-352, 2021. DOI: http://doi.org/10.30827/dreh.vi19.21951. DOI: https://doi.org/10.30827/dreh.vi19.21951

PETTICREW, Mark; ROBERTS, Helen. Systematic reviews in the social sciences: A practical guide. John Wiley & Sons, 2008.

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01

SHIROMA, Eneida Oto; LIMA FILHO, Domingos Leite. Trabalho docente na educação profissional e tecnológica e no PROEJA. Educação & Sociedade, v. 32, p. 725-743, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300007

SILVA, Eduardo Corneto; PEDRON, Cristiane Drebes. Elementos determinantes para a capacidade de inovação das empresas: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 7, n. 1, p. 45-63, 2019. DOI: https://doi.org/10.18226/23190639.v7n1.03

OLIVEIRA, Normelena Diniz de; QUARESMA JUNIOR, Edson Antunes; OLIVEIRA, Bruna Mendes. O ensino de empreendedorismo nos cursos técnicos de um Instituto Federal: dualidades e oportunidades. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 139–154, 2022. DOI: 10.35699/2238-037X.2022.21693. DOI: https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.21693

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.

VALLADARES, Paulo Sergio Duarte de Almeida; VASCONCELLOS, Marcos Augusto de; SERIO, Luiz Carlos Di. Capacidade de inovação: revisão sistemática da literatura. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, p. 598-626, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141210

Downloads

Publicado

09.09.2025

Como Citar

CASTRILLON JUNIOR, Douglas Alexandre de Campos. Educação profissional e tecnológica: : revisão sistemática da literatura sobre a construção do saber docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e15541, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15541. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15541. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.