Educar para a vida

a Ética como pilar da Educação Profissional

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DOI :

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17769

Mots-clés :

Ética, Educação Profissional, Ética na Educação

Résumé

Este trabalho investiga a relevância da ética na educação profissional, abordando sua definição, fundamentos teóricos, histórico, papel dos professores, relação professor-aluno, práticas educacionais, políticas institucionais e desafios contemporâneos. O estudo analisa as principais teorias éticas - deontologia, utilitarismo e ética das virtudes - e suas aplicações na educação profissional. São discutidas as mudanças nas políticas educacionais e seus impactos éticos, bem como os dilemas enfrentados pelos professores. Além disso, são sugeridas boas práticas e recomendações para fomentar a ética nas instituições educacionais. A conclusão é que investir na educação ética é essencial para formar profissionais conscientes, responsáveis e preparados para os desafios do mundo do trabalho.

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Isabel Cristina Adão Schiavon, IF Sudeste MG

Bacharel em Enfermagem, mestrado em Enfermagem e Doutorado em Estudos da Linguagem e Doutorado em enfermagem

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Publiée

11/12/2024

Comment citer

SCHIAVON, Isabel Cristina Adão; DO NASCIMENTO, Lilian; CAMPOS, Isabella Cristina Moraes; COSTA, Maria das Graças Alves. Educar para a vida: a Ética como pilar da Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e17729, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17769. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17769. Acesso em: 16 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - A Ética e seus Princípios na Educação Profissional e Tecnológica

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