Ética no ensino do paliativismo na Educação Profissional em Saúde e as ressonâncias do imaginário social
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17844Palavras-chave:
Educação Profissional em Saúde;, Ética;, Bioética, ; Imaginário Social, Cuidados PaliativosResumo
Objetivamos identificar os entendimentos sobre o cuidado paliativo para docentes atuantes na formação técnica em saúde e os impasses éticos subjacentes ao ensino. É uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, conduzida a partir de levantamento bibliográfico sobre estudos que abordam a temática em questão e de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que a Educação Profissional em Saúde enfrenta grandes desafios éticos quanto ao cuidado paliativo, dada a apropriação dos saberes pelos docentes se apoiar ainda no imaginário social, demonstrando lacunas quanto aos preceitos científicos, sendo este o principal e grande impasse ético, e bioético, seguido das dificuldades no enfrentamento de situações fronteiriças entre vida e morte, face a sacralidade da vida.
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