Inteligência artificial
chatGPT como tecnologia educacional
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17221Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Chatbots, PromptsResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a Inteligência Artificial (IA) como tecnologia educacional, capaz de auxiliar no ensino de temas ambientais e na formação crítica do aluno. A pesquisa se apresenta como qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental; com o uso da Análise de Conteúdo. A pesquisa analisou as implicações da IA no contexto educacional, se ela pode auxiliar na disseminação do conhecimento, aproximando o professor do aluno, impactando estrategicamente nas abordagens de aula, podendo refletir na adoção de novas práticas e metodologias no processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que a IA e os chatbots podem ser utilizados como estratégias e ferramentas eficazes no ensino de temas ambientais, que a IA e o uso do ChatGPT no contexto educacional podem contribuir para auxiliar o professor a organizar estrategicamente as suas aulas e promover mudanças na sua atividade didático-pedagógica, resultando em um aluno mais ativo e crítico; com o reconhecimento da importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem.
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