Inteligência artificial

chatGPT como tecnologia educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17221

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Chatbots, Prompts

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a Inteligência Artificial (IA) como tecnologia educacional, capaz de auxiliar no ensino de temas ambientais e na formação crítica do aluno. A pesquisa se apresenta como qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental; com o uso da Análise de Conteúdo. A pesquisa analisou as implicações da IA no contexto educacional, se ela pode auxiliar na disseminação do conhecimento, aproximando o professor do aluno, impactando estrategicamente nas abordagens de aula, podendo refletir na adoção de novas práticas e metodologias no processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que a IA e os chatbots podem ser utilizados como estratégias e ferramentas eficazes no ensino de temas ambientais, que a IA e o uso do ChatGPT no contexto educacional podem contribuir para auxiliar o professor a organizar estrategicamente as suas aulas e promover mudanças na sua atividade didático-pedagógica, resultando em um aluno mais ativo e crítico; com o reconhecimento da importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

João Marcos Heggler, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutorando PPGECTD Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2023 - 2027); Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia- PPGECT - Mestrado Profissional- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019-2021); Pós-Graduação em MBA - Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdades Sagrada Família - FASF- presencial (2015-2016), Bacharelado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2014, c/OAB), Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2005), com Láurea Acadêmica. Atuando principalmente nos seguintes temas: reflexão, ensino, sustentabilidade socioambiental, ciência e tecnologia, Administração Pública.

Romeu Miqueias Szmoski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui doutorado (2013) em Ciências - Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professor associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e editor da Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada. Também atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR. Tem experiência na área de Física, com ênfase em sistemas dinâmicos e fenômenos complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: sincronização de caos, redes complexas, teoria de informação. Trabalha ainda com pesquisas voltadas a energias renováveis e desenvolvimento sustentável e à implementação de tecnologias de informação e comunicação para interação com fenômenos naturais e experimentos físicos. 

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Licenciatura em Física pela UEPG (2000), mestrado em Educação pela UFSM (2003) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2009). Foi professor QPM do Estado do Paraná de 2003 - 2009. Atualmente é Professor Associado IV no DAENS da UTFPR - Campus Ponta Grossa, professor do PPGECT - Mestrado e Doutorado. Foi Coordenador Institucional do projeto PIBID da UTFPR, é Coordenador do Doutorado do PPGECT. Trabalha em projetos interdisciplinares voltados a abordagem sistêmica, relações entre ensino, ciência e tecnologia e sociedade, ciência e arte e tecnologia, análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, com ênfase no ensino de ciências, mediação de tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica para o Ensino Superior e a Escola Básica envolvendo didática, ensino e aprendizagem. Coordena o Grupo de Pesquisas Em Arte, Ciência e Tecnologia: GPACT. Bolsista PQ 2 do CNPq. 

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Publicado

14.08.2025

Como Citar

HEGGLER, João Marcos; SZMOSKI, Romeu Miqueias; MIQUELIN, Awdry Feisser. Inteligência artificial: chatGPT como tecnologia educacional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e17221, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17221. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17221. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

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