A educação para e pelo lazer em um Instituto Federal

projetos de extensão como fonte de experiências e contribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12871

Palavras-chave:

Educação para e pelo lazer, Interesses culturais, Extensão, Educação profissional e tecnológica, Juventude.

Resumo

Este estudo apresenta uma pesquisa qualitativa, que objetivou investigar se há projetos de extensão desenvolvidos no IFMG Campus Bambuí que contribuem para a educação para e pelo lazer aos estudantes da educação profissional técnica de nível médio e à comunidade em seu entorno e como ocorre tal contribuição. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica para compreender conceitos e pontos de vista dos teóricos; pesquisa documental dos projetos de extensão; entrevistas aos orientadores e; questionário aos alunos bolsistas e voluntários. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo, demonstrando que os orientadores compreendem a importância do tema em meio a práticas de ensino tradicionais, necessitando mais ações similares e que os estudantes vivenciaram experiências de criticidade, criatividade, aprendizagens, habilidades e promoção de mudanças. Constatou-se, portanto, que os projetos de extensão investigados proporcionaram a educação para e pelo lazer com aprendizagens para além da grade curricular.

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Publicado

01/11/2024

Como Citar

ROCHA, Aracele de Paula Garcia. A educação para e pelo lazer em um Instituto Federal: projetos de extensão como fonte de experiências e contribuições. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e12871, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12871. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12871. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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