Ensino de empreendedorismo na Educação Profissional

uso dos três momentos pedagógicos como sequência didática de um plano de intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14064

Palavras-chave:

Sequência didática, Três Momentos Pedagógicos, Educação empreendedora, Educação Profissional, Plano de negócios

Resumo

A educação profissional e tecnológica tem grande importância no desenvolvimento humano, permitindo que a população agregue as competências necessárias para o mercado de trabalho. Aliado a isso, o aumento da educação empreendedora nos cursos de educação profissional traz diversas vantagens para o aluno, entre elas a possibilidade de desenvolver o próprio negócio e a aprendizagem interpessoal. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica aplicada em uma turma do curso Técnico em Edificações, com o objetivo de estudar as perspectivas de empreender na região e apresentar um plano de negócios viável. Para tanto, será utilizada a sequência didática conhecida como os Três Momentos Pedagógico, que possibilitará aos alunos compreender de forma clara a problematização do tema empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Thalita Rodrigues; DUARTE, Joslaine Chemim. A utilização do modelo de negócios e plano de negócios pelas startups. Caderno de Iniciação Científica - FAE Business School, v. 1, p. 117-130, 2015.

Al-Shuaibi, Abdulghani. The importance of education. Retrieved. Researchgate, 2014. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/260075970_The_Importance_of_Education>. Acesso em: 21 fev 2022.

BESSA, Sônia; COSTA, Váldina Gonçalves da. Apropriação do Conceito de Divisão por meio de Intervenção Pedagógica com Metodologias Ativas. Bolema (Rio Claro), v. 33, p. 155-176, 2019.

BISPO, Fabiana Carvalho da Silva. Formação Profissional e Cidadania: A contribuição do Pronatec. In: XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2015.

BONFIM, Danúbia Damiana Santos; COSTA, Priscila Caroza Frasson; NASCIMENTO, William Júnior do. A abordagem dos três momentos pedagógicos no estudo de velocidade escalar média. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 13, p. 187-197, 2018.

BRASIL, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 16 maio 2021.

CARVALHO, Rita Oliveira de; FREIRE, Arlane Markely dos Santos; LEITE, Edna Xenofonte. Educação Profissional e mercado de trabalho: reflexão crítica. Ensino em Perspectivas, v. 2, p. 1-11, 2021.

CAVALCANTI, Marcello Henrique da Silva; RIBEIRO, Matheus Marques; BARRO, Mario Roberto. Planejamento de uma sequência didática sobre energia elétrica na perspectiva CTS. Ciência e Educação (UNESP), v. 24, p. 859-874, 2018.

MOREIRA, Adriana Rodrigues; SANTOS, Aline Egewardt dos; CARDOSO, Barbara de Paula Oliveira; FONSACA, Bruna de Lima; ROSA, Edilaine Glukoski; FERREIRA, Emili Caroline Biscaia; TOZI, Gabriele. A educação profissional e sua importância no mercado de trabalho. Inova+ Cadernos de Graduação da Faculdade da Indústria, V. 2, p. 54-94, 2020.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Marca. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Física. São Paulo: Cortez, 1990

FADEL, Valdiza Maria do Nascimento; COSTA, Priscila Caroza Frasson. As contribuições da metodologia dos três momentos pedagógicos no ensino do empreendedorismo. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 15, p. 143-162, 2020.

FERREIRA, Flavio Mangili; PINHEIRO, Camila Roberta Muniz Serra. Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor. Gestão & Produção (UFSCAR. IMPRESSO), v. 25, p. 854-865, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREITAS, Adriana de. A formação de professores para a educação profissional técnica de nível médio: a experiência do Centro Paula Souza. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2010.

GIACOMINI, Alexandre; MUENCHEN, Cristiane. Os três momentos pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, p. 339-355, 2015.

KRAKAUER, Patricia Viveiros de Castro; SANTOS, Silvio Aparecido dos; ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Teoria da aprendizagem experiencial no ensino de empreendedorismo: um estudo exploratório. REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, p. 101-127, 2017.

LACKÉUS, Martin. Entrepreneurship in education - what, why, when, how. Background paper, OECD Publishing, Paris, 2015.

MÁXIMO, Valci; MARINHO, Rosemery Alves Cardozo. Intervenção pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 8208-8218, 2021.

MUENCHEN, Cristiane; DELIZOICOV, Demétrio. Os Três Momentos Pedagógicos e o contexto de produção do livro física. Ciência & Educação, v. 20, p. 617-638, 2014.

OLIVEIRA, Luís Roberto Cardoso de. Pesquisa em versus pesquisa com seres humanos. In: VICTORA, C. et al. (Orgs.). Antropologia e Ética: debate atual no Brasil. Niterói: UdUFF, 2004. p. 33-44.

PERONI, Ana Paula; CAVALARI JUNIOR, Octávio. Educação empreendedora: formação de cidadãos na Educação Profissional e Tecnológica. PRINCIPIA (JOÃO PESSOA), v. 1, p. 70, 2019.

PROETTI, Sidney. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen, v. 2, p. 1-23, 2017.

RASHID, Gazi Mohammad Abdur. The importance of technical and vocational education. The Independent, 2019. Disponível em: <https://m.theindependentbd.com/printversion/details/207552>. Acesso em: 21 fev 2022.

ROCHA, Milene Vieira Santos; OLIVEIRA, Eniz Conceição. Educação e Mercado de Trabalho: Implicações para a Formação Profissional na Atualidade. Rev. Cienc. Gerenc. v. 19, n. 29, p. 25-30, 2015

SANTOS, Ariane Nascimento dos; SILVA, Marina Josefa da; LIMA, Tathyane Oliveira; GUEDES, Marilia Gabriela de Menezes. Proposta de uma intervenção pedagógica interdisciplinar no ensino de funções orgânicas fundamentada nos três momentos pedagógicos. Revista Vivências em Ensino de Ciências, v. 3, p. 44, 2018.

SCHRAM, Sandra Cristina; CARVALHO, Marco Antonio Batista. O pensar educação em Paulo Freire: Para uma Pedagogia de mudanças. In: Ângela Afonsina de Souza Barbosa; Cassiano Roberto Nascimento Ogliari; Lucimara Monteiro de Souza. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: Produção Didático-Pedagógica. 01 ed. Curitiba: SEED, 2011, v. 02, p. 25-47.

SILVA, Clécio Danilo Dias da; SILVA, Gilberto Francisco da; ALMEIDA, Lúcia Maria; ALMEIDA, Raiza Garcia de; SOUZA, Robécia Graciano de. Abordando o sistema respiratório em uma perspectiva dos três momentos pedagógicos. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica da FACEX, v. 16, p. 29-43, 2018.

SILVA, Marcus Osório da. Despertar: uma metodologia para o desenvolvimento de competências empreendedoras na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. In: VII International Symposium on Technological Innovation, 2016, Aracajú. Anais [...]. Aracaju/SE, 2016. p.555-564.

SOUZA, Terezinha Rosa de Aguiar; SOUZA, João Felipe. Formação profissional e perfil docente da educação profissional e tecnológica: um estudo no IFTM – Campus Paracatu. HOLOS, Ano 34, v. 3, p. 303–313, 2018.

TYOWUAH, Michael Ngumom; CHEN, Jacob Orngu. The importance of vocational and technical education in nigeria’s development. International Journal of Vocational and Technical Education Research, V. 5, N. 5, p. 34-41, 2019.

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; SOUZA JUNIOR, Antonio de. A educação profissional no Brasil. Interacções, v. 12, p. 152-169, 2016.

Downloads

Publicado

16/11/2024

Como Citar

SOUSA, Nílberte Muniz; FILHO, Weyden Cunha e Silva; FERREIRA, Raffaella Cristina da Silva. Ensino de empreendedorismo na Educação Profissional: uso dos três momentos pedagógicos como sequência didática de um plano de intervenção. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14064, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14064. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14064. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.