Perfil dos estudantes ingressantes de 2020/2 no Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14238

Resumo

O presente estudo busca traçar o perfil social e acadêmico dos estudantes ingressantes do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) com o objetivo de auxiliar na definição de estratégias que favoreçam o ingresso, a permanência, o sucesso e progressão dos estudantes. Os resultados mostram o perfil dos ingressantes compost, principalmente, por estudantes do sexo feminino, com mais de 30 anos de idade, brancas, residentes da Região Metropolitana de Florianópolis e com a escolaridade de ensino médio. Verifica-se também que a ampla concorrência é a forma predominante de ingresso, ainda que a maioria dos estudantes venha de instituições públicas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana da Rosa Ferreira, IFSC

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), no Instituto Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Atualmente é técnico administrativo em educação do Instituto Federal de Santa Catarina.

Salete Valer, IFSC

Doutora em Linguística (Psicolinguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC), Mestre em Linguística Teórica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
graduação em Letras Português e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal de
SantaCatarina (UFSC).Professora titular do Instituto Federal de Santa Catarina, atuando como
docente em cursos de Formação Inicial e Continuada; Cursos Técnicos, Ensino Médio, Cursos de
Tecnologia e no Mestrado em Educação Profissional em Rede Federal (ProfEPT). E -
mail:<salete.valer@ifsc.edu.br>.

Referências

AMBROSINI, Tiago Felipe. Guia de Acesso Estude no IFRS BG: estratégia de orientação para melhorar o acesso ao IFRS campus Bento Gonçalves. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, Porto Alegre. Disponível em: https://repositorio.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/192. Acesso em: 30 jul. 2020

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Referências sobre práticas educativas em Educação Profissional: o velho travestido de novo frente ao efetivamente novo. Boletim Técnico do Senac: a revista de Educação Profissional, v. 36, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/218/201. Acesso em: 22 nov. 2019.

BRASIL. Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 out. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. Brasília, dezembro de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 8 jan. 2020.

BRASIL. Lei n.º 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 10 out. 2019.

BRASIL. Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 10 out. 2019.

BRASIL. Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 17 out. 2019.

CIAVATTA, Maria. A Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 2005. Disponível em: https://periodicos. uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122/5087. Acesso em: 22 nov. 2019.

CIAVATTA, Maria.; RAMOS, Marise. Ensino médio e educação profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, 2011. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45/42. Acesso em: 10 jul. 2024.

FERREIRA, Daiana da Rosa. Processo de ingresso do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho no Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC): um estudo sobre a relação acesso - permanência - sucesso-progressão. Orientadora: Salete Valer. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11035270. Acesso em: 22 mai. 2022.

ESTADO DE SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/SC). Segurança em Números, Boletim Semanal de Indicadores, 2020. Disponível em: https://www.ssp.sc.gov.br/index.php/component/content/article/88-servicos/184-seguranca-em-numeros-2?Itemid=437. Acesso em: 22 abr. 2021.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. In: COSTA, Hélio da; CONCEIÇÃO, Martinho da. (Org.). Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: CUT, 2005. p. 19-62. Disponível em: https://docplayer.com.br/63451908-O-trabalho-como-principio-educativo-no-projeto-de-educacao-integral-de-trabalhadores-excertos.html. Acesso em: 16 out. 2019.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Exclusão e/ou desigualdade social? Questões teóricas e político-práticas. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 37, p. 417-442, set./ dez. 2010. Disponível em:https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/

view/1593/1479. Acesso em: 10 jul. 2024.

IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima. Educação Profissional e Tecnológica: retrospectiva histórica com ênfase na Rede Federal. In: NETO, Alexandre Shigunov; SILVA, André Coelho; FORTUNATO, Ivan (org.). Passado, Presente e Futuro nos Institutos Federais de Educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p. 30 - 49.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), Sistema Cidades@. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 11 jul. 2024.

JOHANN, Cristiane Cabral. Evasão Escolar no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense: um estudo de caso no campus Passo Fundo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/739. Acesso em: 17 abr. 2020.

MICHELON, Raquel Darelli. Recursos Pedagógicos para práticas de letramento em Língua Portuguesa na perspectiva da politecnia: pesquisa-ação com sujeitos da Educação Profissional Técnico de Nível Médio Subsequente. Orientadora: Salete Valer, 2020. Dissertação (Pós - Graduação Stricto Sensu - Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em:https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1721. Acesso em: 3 abr.2021.

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS, SC. Secretaria de Assistência Social (PMF). Projeto Floripa Social, Intervenção Social no Norte da Ilha. Florianópolis, 2018. Disponível em:https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/Projeto_Floripa_

Social_Intervencao_Social_no_Norte_da_Ilha_site.pdf. Acesso em: 22 abr.2021.

NASCIMENTO, Matheus Monteiro; CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda; Ostermann, Fernanda. Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, n. 257, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/j66w94G68d56Z3CQhv5vCzG/?format=pdf&lang=pt.Acesso em: 10 jul. 2024.

SAVIANI, Dermeval. Democracia, educação e emancipação humana: desafios do atual momento brasileiro. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 31, n. 3, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n3/2175-3539-pee-21-03-653.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.

SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, Lucas de. O uso das tecnologias digitais como competência para o mundo do trabalho: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) – Campus Florianópolis-Continente. Orientadora: Salete Valer 2022. Dissertação (Pós - Graduação Stricto Sensu - Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Prelo. 2022.

SOUZA, Pedro Gomes Almeida de; PÔRTO, Ana Carolina Carvalho de Araújo; SOUZA, Amanda de; JÚNIOR, Aluísio Gomes da Silva; BORGES, Fabiano Tonaco. Perfil Socioeconômico e Racial de Estudantes de Medicina em uma Universidade Pública do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 90, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/y8h6fFZnzSTMxBdzBNNC8nd/?

format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2024.

SUSKI, Cássio Aurélio; SANTOS, Débora Magna; PACHECO, Diego; ESTEVES, Marina Regina Veloso; PEIXE, Rita Inês Petrykowski; GUIMARÃES, Sandra Lopes. Estratégias para elevação dos índices de permanência na educação básica, técnica e tecnológica. Scientia Vitae, v. 11, n. 33, p. 30-49, 2021.Disponível em: http://www.revistaifspsr.com/v1133_3049.pdf. Acesso em: 1 set. 2021.

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

FERREIRA, Daiana da Rosa; VALER, Salete. Perfil dos estudantes ingressantes de 2020/2 no Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14238, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14238. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14238. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024