Perfil dos estudantes ingressantes de 2020/2 no Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14238Resumo
O presente estudo busca traçar o perfil social e acadêmico dos estudantes ingressantes do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) com o objetivo de auxiliar na definição de estratégias que favoreçam o ingresso, a permanência, o sucesso e progressão dos estudantes. Os resultados mostram o perfil dos ingressantes compost, principalmente, por estudantes do sexo feminino, com mais de 30 anos de idade, brancas, residentes da Região Metropolitana de Florianópolis e com a escolaridade de ensino médio. Verifica-se também que a ampla concorrência é a forma predominante de ingresso, ainda que a maioria dos estudantes venha de instituições públicas de ensino.
Downloads
Referências
AMBROSINI, Tiago Felipe. Guia de Acesso Estude no IFRS BG: estratégia de orientação para melhorar o acesso ao IFRS campus Bento Gonçalves. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, Porto Alegre. Disponível em: https://repositorio.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/192. Acesso em: 30 jul. 2020
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Referências sobre práticas educativas em Educação Profissional: o velho travestido de novo frente ao efetivamente novo. Boletim Técnico do Senac: a revista de Educação Profissional, v. 36, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/218/201. Acesso em: 22 nov. 2019.
BRASIL. Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. Brasília, dezembro de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 8 jan. 2020.
BRASIL. Lei n.º 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 10 out. 2019.
BRASIL. Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 10 out. 2019.
BRASIL. Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 17 out. 2019.
CIAVATTA, Maria. A Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 2005. Disponível em: https://periodicos. uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122/5087. Acesso em: 22 nov. 2019.
CIAVATTA, Maria.; RAMOS, Marise. Ensino médio e educação profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, 2011. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45/42. Acesso em: 10 jul. 2024.
FERREIRA, Daiana da Rosa. Processo de ingresso do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho no Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC): um estudo sobre a relação acesso - permanência - sucesso-progressão. Orientadora: Salete Valer. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11035270. Acesso em: 22 mai. 2022.
ESTADO DE SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/SC). Segurança em Números, Boletim Semanal de Indicadores, 2020. Disponível em: https://www.ssp.sc.gov.br/index.php/component/content/article/88-servicos/184-seguranca-em-numeros-2?Itemid=437. Acesso em: 22 abr. 2021.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. In: COSTA, Hélio da; CONCEIÇÃO, Martinho da. (Org.). Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: CUT, 2005. p. 19-62. Disponível em: https://docplayer.com.br/63451908-O-trabalho-como-principio-educativo-no-projeto-de-educacao-integral-de-trabalhadores-excertos.html. Acesso em: 16 out. 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Exclusão e/ou desigualdade social? Questões teóricas e político-práticas. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 37, p. 417-442, set./ dez. 2010. Disponível em:https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/
view/1593/1479. Acesso em: 10 jul. 2024.
IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima. Educação Profissional e Tecnológica: retrospectiva histórica com ênfase na Rede Federal. In: NETO, Alexandre Shigunov; SILVA, André Coelho; FORTUNATO, Ivan (org.). Passado, Presente e Futuro nos Institutos Federais de Educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p. 30 - 49.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), Sistema Cidades@. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 11 jul. 2024.
JOHANN, Cristiane Cabral. Evasão Escolar no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense: um estudo de caso no campus Passo Fundo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/739. Acesso em: 17 abr. 2020.
MICHELON, Raquel Darelli. Recursos Pedagógicos para práticas de letramento em Língua Portuguesa na perspectiva da politecnia: pesquisa-ação com sujeitos da Educação Profissional Técnico de Nível Médio Subsequente. Orientadora: Salete Valer, 2020. Dissertação (Pós - Graduação Stricto Sensu - Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em:https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1721. Acesso em: 3 abr.2021.
MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS, SC. Secretaria de Assistência Social (PMF). Projeto Floripa Social, Intervenção Social no Norte da Ilha. Florianópolis, 2018. Disponível em:https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/Projeto_Floripa_
Social_Intervencao_Social_no_Norte_da_Ilha_site.pdf. Acesso em: 22 abr.2021.
NASCIMENTO, Matheus Monteiro; CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda; Ostermann, Fernanda. Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, n. 257, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/j66w94G68d56Z3CQhv5vCzG/?format=pdf&lang=pt.Acesso em: 10 jul. 2024.
SAVIANI, Dermeval. Democracia, educação e emancipação humana: desafios do atual momento brasileiro. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 31, n. 3, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n3/2175-3539-pee-21-03-653.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, Lucas de. O uso das tecnologias digitais como competência para o mundo do trabalho: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) – Campus Florianópolis-Continente. Orientadora: Salete Valer 2022. Dissertação (Pós - Graduação Stricto Sensu - Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Prelo. 2022.
SOUZA, Pedro Gomes Almeida de; PÔRTO, Ana Carolina Carvalho de Araújo; SOUZA, Amanda de; JÚNIOR, Aluísio Gomes da Silva; BORGES, Fabiano Tonaco. Perfil Socioeconômico e Racial de Estudantes de Medicina em uma Universidade Pública do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 90, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/y8h6fFZnzSTMxBdzBNNC8nd/?
format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2024.
SUSKI, Cássio Aurélio; SANTOS, Débora Magna; PACHECO, Diego; ESTEVES, Marina Regina Veloso; PEIXE, Rita Inês Petrykowski; GUIMARÃES, Sandra Lopes. Estratégias para elevação dos índices de permanência na educação básica, técnica e tecnológica. Scientia Vitae, v. 11, n. 33, p. 30-49, 2021.Disponível em: http://www.revistaifspsr.com/v1133_3049.pdf. Acesso em: 1 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.