Intervenção didática na forma de simulação em uma turma de Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13197

Palavras-chave:

Simulação, Krasilchikiana, Freiriana, Educação Profissional

Resumo

Foi proposta deste relato a intervenção didática na forma de modalidade didática Krasilchikiana Simulação com abordagem dialógica-temática Freiriana para uma turma de Educação Profissional de uma Instituição de Ensino privada no município de Parauapebas (Pará-Brasil). Aplicada de forma interdisciplinar e entre conteúdo dos componentes curriculares Sistema de Produção e Gestão de Qualidade de uma Turma do curso Técnico em Eletroeletrônica, esta proposta centrou-se na confecção de Cartões de visita em escala integrada, como ocorre em um ambiente industrial, em diferencial com o estabelecimento de diálogos temáticos, objetivando melhorar o ensino em integração. Percebeu-se que a aplicação obteve sucesso, quanto a modalidade didática escolhida, a interdisciplinaridade, a integração entre os discentes e o diálogo temático. Conclui-se que há predisposição dos discentes da Educação Profissional para a aceitação de novas metodologias de ensino que estimulem interações com práticas sociais.

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Biografia do Autor

Filipe Batista dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)_ campus Parauapebas

Graduado em Engenharia Mecânica. Pós-Graduação em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Acácio de Andrade Pacheco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará_campus Rural de Marabá

Licenciado em Ciências Biologicas. Mestre em Educação Agrícola. Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia. Lotado no Departamento de Ensino do IFPA campus Rural de Marabá.

Pedro Paulo dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará_campus Parauapebas

Graduado em Ciências Biológicas e Licenciado Pleno em Biologia. Mestre em Botânica Tropical. Lotado no Departamento de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação, do IFPA campus Parauapebas

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Publicado

01/11/2024

Como Citar

SANTOS, Filipe Batista dos; PACHECO, Acácio de Andrade; SANTOS, Pedro Paulo dos. Intervenção didática na forma de simulação em uma turma de Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e13197, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13197. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13197. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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