Financiamento da pesquisa
desafios orçamentários para a pesquisa e seus indicadores na Rede Federal de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15350Palavras-chave:
Orçamento Federal, Indicadores, Pesquisa, Rede Federal, EducaçãoResumo
A partir dos indicadores de pesquisa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criados mediante emissão da Portaria SETEC/MEC nº 299/2022, e tendo em pauta os índices orçamentários aplicados em pesquisa, o presente artigo traz à reflexão o modus operandi da aplicação dos recursos de orçamento discricionário, em atividades/ações de pesquisa. A base de dados orçamentários apurados foi compilada mediante informações públicas do SIOP. Os resultados demonstraram que há esporádica alocação de recursos na ação específica. Diante dos resultados, iniciativas como desse artigo podem coadjuvar com o diálogo e provocar mudanças de paradigmas na Rede Federal, para promover investimentos em atividades de pesquisa.
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