Provendo conhecimento por meio de um Curso de Redação Científica

Percepções dos estudantes e reflexões sobre uma proposta de intervenção pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13189

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Publicação científica, Redação científica

Resumo

Escrever um texto científico é essencial para quem busca uma carreira de pesquisador. Desde 2022, tem havido uma queda nas publicações científicas no Brasil e em outros países, influenciada por vários fatores. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar uma proposta de intervenção pedagógica desenvolvida para melhorar as habilidades de redação acadêmica e científica de estudantes universitários por meio de um Curso de Redação Científica. Foi realizada uma análise descritiva dos dados coletados usando uma abordagem de métodos mistos, com dados obtidos por meio de questionários. O curso teve um impacto positivo no conhecimento dos participantes, que expressaram satisfação geral com a experiência. Entretanto, mesmo entre os estudantes mais experientes, foram identificadas dificuldades na redação científica. A experiência reforça a necessidade de abordagens educacionais que promovam a inclusão social e a reflexão crítica sobre o letramento acadêmico, o que poderá beneficiar também outros contextos educacionais.

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Biografia do Autor

Woska Pires da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

               

Leonardo Batista Pedroso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

            

Eliandra Maria Bianchini Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

            

Crislaine Messias de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

            

Sangelita Miranda Franco Mariano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

            

Geísa d’Ávila Ribeiro Boaventura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

            

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020.

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

COSTA, Woska Pires da; PEDROSO, Leonardo Batista; OLIVEIRA, Eliandra Maria Bianchini; SOUZA, Crislaine Messias de; MARIANO, Sangelita Miranda Franco; BOAVENTURA, Geísa d’Ávila Ribeiro. Provendo conhecimento por meio de um Curso de Redação Científica: Percepções dos estudantes e reflexões sobre uma proposta de intervenção pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e13189, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13189. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13189. Acesso em: 26 jan. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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