O ensino de história local e cotidiana para alunos na EPT
uma contribuição na formação de cidadãos críticos para a vida e o mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14181Palavras-chave:
História local, Trabalho, Cidadania, EPTResumo
Este trabalho busca compreender como os alunos da EPT apreendem os conhecimentos relacionados à História Local e Cotidiana, além de verificar a influência desses saberes no desenvolvimento crítico e político necessário para uma educação integral e emancipatória, visando uma melhor inserção no mercado de trabalho. Os dados iniciais e parciais coletados subsidiaram a criação de um produto educacional, composto por cinco vídeos voltados para o ensino de História Local. Finalmente, a pesquisa constatou a apropriação e o interesse dos alunos pelos conteúdos propostos, demonstrando que o ensino de História Local e Cotidiana pode aumentar a consciência dos estudantes sobre a realidade, contribuindo assim para uma formação humana integral.
Downloads
Referências
ALVES, Luís Alves Marques. A história local como estratégia para o ensino da história. In: Estudos em homenagem ao Professor Doutor José Marques, v. 3, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2006, p. 65-72.
BARBOSA, Vilma de Lurdes. Ensino de História Local: redescobrindo sentidos. Saeculum – Revista de História, João Pessoa, v. 15, p. 57-85, jul./dez. 2006.
BASSO, Itacy Salgado; MAZZEU, Francisco Jose Carvalho. Formação de professores: Contribuições da perspectiva histórico-social. Anais. Simpósio Formação de Professores: Tendências atuais. São Carlos, UFSCar, 1995.
BERNSTEIN, Basil Bernard. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Tradução de Maria de Lourdes Soares e Vera Luiza Visockis Macedo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 120, p. 75–110, nov. 2003.
BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de história: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, L. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2007. p. 37-48.
BEZERRA, Edson. A Educação e as novas tecnologias. Campinas, SP: Autores Associados, 2017.
BURKE, Peter (org.). A Escrita da História – Novas Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.
CALLAI, Helena Copetti.; COPATTI, Carina.; OLIVEIRA, Tarcisio Dom De. A educação na constituição do sujeito - reflexões numa perspectiva cidadã. Itinerarius reflectionis, v. 14, n. 2, p. 01-13, 2018.
CALLAI, Helena Copetti. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. Boletim Gaucho de Geografia, Associação dos Geógrafos Brasileiros/UFRGS, Porto Alegre RS, n. 20, p. 31-34, dez. 1995.
CALLAI, Helena Copetti; ZARTH, Paulo Afonso. O estudo do município e o ensino de História e Geografia. Ijuí, RS: Livraria UNIJUÍ Editora, 1988.
FERRÉS, Joan. Vídeo e educação. 2. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
FERNANDES, José Ricardo Oriá. Um Lugar na Escola para a História Local. Recife: ANPUH, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
KAPLÚN, Gabriel. Materiais educativos: experiência de aprendizado. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, v. 27, p. 46-60, mai./ago. 2003.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação. Bauru, v.9, no 2, p. 91-211, 2003.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. rev. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2016.
MORAN, José Manuel. Interferências dos meios de comunicação no nosso conhecimento. Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo, v. 07, p. 36- 49, jul/dez 1994.
NOGUEIRA, Natania Aparecida da Silva; SILVA, Lucilene Nunes. Os desafios para a construção de uma História Local: O caso de Leopoldina, Zona da Mata de Minas Gerais. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 229-242, jan./jul. 2010.
OLIVEIRA, Cláudio De. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Campinas, SP: Papirus, 2016.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In GADET F.; HAK, T. (Org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução de Bethania S. Mariani; et al. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997. p. 61-162.
PIAGET, Jean William Fritz. A epistemologia genética. Tradução de Nathanael C. Caixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1971.
SNYDERS, Georges. Para onde vão as pedagogias não-diretivas? 3. ed. São Paulo: Centauro, 2001.
SAMUEL, Raphael. História Local e História Oral. In: Revista Brasileira de História. p. 219-242. V. 9, n.º 19, set. 1989 / fev. 1990.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. 2. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2010.
SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, jun. 2015.
SILVA, Vera Alice Cardoso Da. Regionalismo: o enfoque metodológico e a concepção histórica. In: SILVA, Marco Antônio Da. República em migalhas: história regional e local. São Paulo: Editora Marco Zero, 1990. p. 43-50.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZAMBONI, Ernesta. O Ensino de História e a Construção da Identidade. História-Série Argumento. São Paulo: SEE/Cenp, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.