BRICS e a educação profissional no contexto da nova revolução industrial
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17202Palavras-chave:
BRICS, Educação Profissional, Nova Revolução IndustrialResumo
Este artigo analisa as perspectivas que orientam as políticas e ações desenvolvidas pelo BRICS com relação às políticas de educação profissional e técnica no contexto da Indústria 4.0, denominada pelo grupo como Nova Revolução Industrial. A pesquisa é qualitativa, com metodologia baseada na revisão bibliográfica e na análise documental. Consideramos que a educação profissional ganhou relevância estratégica para o grupo, refletindo os princípios de cooperação sul-sul, e na construção de espaços comuns relacionados a formação profissional no contexto de reestruturação produtiva. Concluímos que o BRICS busca a inserção tecnológica dos países-membros no cenário global de transformações industriais. E visa atingir seus objetivos na formação técnica, contemplando demandas do setor produtivo e elementos como a justiça social, direitos, inclusão social, cooperação, integração, desenvolvimento sustentável, social e humano, que estão presentes na construção da Aliança de Cooperação para a Educação Profissional e Técnica.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da Indústria 4.0. In ANTUNES, Ricardo (org.) Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo Editorial, 2020.
BARRÍA, Cecilia. O ambicioso plano “Made in China 2025” com que Pequim quer conquistar o mundo. BBC News Brasil, 08 maio 2018. Disponível em:< https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44039447> Acesso em 30 ago. 2023.
BOROKOV, Alexey; OSMAKOV, Vasily. Factories of the future in digital economy. Moscou, 2018. Disponível em: <https://assets.fea.ru/uploads/fea/nti/docs/TechNET_booklet_ENG_web%20version_2018_02_07.pdf> Acesso em 18 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Agenda Brasileira para a Indústria 4.0. Brasília, 2018. Disponível em: <http://www.industria40.gov.br> Acesso em 20 ago. 2023.
BRICS. BRICS TVET cooperation alliance established. BRICS 2022 China. 29 abr. 2022 (b). Disponível em: < http://brics2022.mfa.gov.cn/eng/zdhzlyhjz/others/202205/t20220531_10696457.html> Acesso em 18 ago. 2023.
BRICS. XIV BRICS Summit Beijing Declaration. Beijing, 23 jun. 2022 (c). Disponível em: <http://brics2022.mfa.gov.cn/eng/hywj/ODS/202207/t20220705_10715631.html > Acesso em 15 ago. 2023.
BRICS. XV BRICS Summit Johannesburg II Declaration. Johanesburgo, 23 ago. 2023. Disponível em: http://www.brics.utoronto.ca/docs/230823-declaration.html Acesso em 20 set. 2023.
BUENO, Elen. A expansão dos BRICS: critério de adesão e novas formas de institucionalização. Grupo de Estudos sobre os BRICS. Universidade de São Paulo, São Paulo, 21 jun. 2023. Disponível em: <https://sites.usp.br/gebrics/a-expansao-dos-brics-criterios-de-adesao-e-novas-formas-de-institucionalizacao/> Acesso em 29 ago. 2023.
CONIF. Rede Federal é destaque no “BRICS TVET Institution President Seminar 2023”. Portal CONIF, 19 jul. 2023. Disponível em: < https://portal.conif.org.br/comunicacao/gerais/rede-federal-e-destaque-no-brics-tvet-institution-president-seminar-2023> Acesso em 29 ago. 2023.
DALCIN, Aline K. et al. Education in BRICS. In: ANAND, P.B.; COMIN, Flavio; FENNEL, Sailaja (orgs.). Handbook of BRICS and Emerging Economies. Oxford: Oxford University Press, 2021.
FIORI, José Luís. O poder global e a nova geopolítica das nações. São Paulo, Boitempo Editorial, 2007.
FONTES, Virginia. BRICS e capital-imperialismo: novas contradições em debate. Revista Tensões Mundiais, Fortaleza, v. 10, n. 18, 19, p. 67-89, 2014. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/472> Acesso em 27 ago. 2023.
HARVEY, David. O novo imperialismo. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
INSTITUTO TRICONTINENTAL DE PESQUISA SOCIAL. Os BRICS podem mudar o equilíbrio de forças, mas não mudam o mundo sozinhos: Carta Semana 33. Tricontinental, 17 ago. 2023. Disponível em: <https://thetricontinental.org/pt-pt/newsletterissue/cartasemanal-cupula-brics-joanesburgo/> Acesso em 30 ago. 2023.
JADHAV, Viraj Vijay; MAHADEOKAR, Ravindra.The Fourth Industrial Revolution (I4.0) in India: challenges & opportunities. International Journal of Trend in Scientific Research and Development, Kolapur, p. 105–109, mar. 2019. Disponível em: <https://www.ijt srd.com/papers /ijtsrd23076.pdf> Acesso em 21 ago. 2023.
JIPING, Xi. Forging High-quality Partnership For a New Era of Global Development. BRICS 2022 China, Beijing, 24 Jun. 2022. Disponível em: <http://brics2022.mfa.gov.cn/eng/dtxw/202206/t20220624_10709767.html > Acesso em 10 set. 2023.
LÖWY, Michael. A Teoria do desenvolvimento desigual e combinado. Outubro, São Paulo, v.1, n. 6, p. 73-80, 1998 Disponível em: <http://outubrorevista.com.br/a-teoria-do-desenvolvimento-desigual-e-combinado/ > Acesso em 05 set. 2023.
MENELAU, Sueli et al.. Mapeamento da produção científica da Indústria 4.0 no contexto dos BRICS: reflexões e interfaces. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v.17, n. 4, p. 1094-1114, out/dez. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1679-395174878 > Acesso em 15 ago. 2023.
MUHR, Thomas; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. Relações Sul-Sul em Educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em foco. Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 2-30, jan./mar. 2019. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11730/7867> Acesso em 10 ago. 2023.
PINTO, Eduardo Costa. Desenvolvimento e capacidades humanas: desafios para os BRICS. In: RODRIGUES, Valdemar de Almeida (org.). Observatório Internacional de Capacidades Humanas, Desenvolvimento e Políticas Públicas: estudos e análises Brasília: UnB/ObservaRH/Nesp, 2013.
RAMAPHOSA, Cyril. A national strategy for harnessing the Fourth Industrial Revolution: The case of South Africa. Brookings, 10 jan. 2020. Disponível em: <https://www.brookings.edu/blog/africa-in-focus/2020/01/10/a-national-strategy-for-harnessing-the-fourth-industrial-revolution-the-case-of-south-africa/ > Acesso em 20 ago. 2023.
SANTOS, Boaventura de Souza. Construindo as Epistemologias do Sul: Antologia Essencial. Vol. I: Para um pensamento alternativo de alternativas. 1ª ed. Buenos Aires: CLACSO, 2018.
SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.
STUENKEL, Oliver. BRICS e o Futuro da Ordem Global. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
TONELO, Iuri. Uma nova reestruturação produtiva pós-crise de 2008? In ANTUNES, Ricardo (Org.), Uberização, Trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.
UNESCO. BRICS: construir a educação para o futuro; prioridades para o desenvolvimento nacional e a cooperação internacional. Paris: UNESCO, 2014. Disponível em: < https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000229602> Acesso em 20 ago. 2023.
UNESCO. Marco da educação 2030: Declaração de Incheon. Incheon: UNESCO, 2015. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_por> Acesso em 03 set. 2023.
VALOR. BRICS ganha novos países-membros em 2024; saiba quem são. 2024. Disponível em: <https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/01/03/novos-membros-brics-2024.ghtml> Acesso em 31 mar. 2024.
VISENTINI, Paulo Fagundes. Terceiro Mundo ou Sul Global? Austral: Brazilian Journal of Strategy & International Relations, Porto Alegre, v. 4, n. 8, p. 7-8, jul./dez. 2015. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/index.php/austral/article/view/63029/36978> Acesso em 25 ago. 2023.
XINRU, Wu. BRICS countries pen cooperation alliance on education. China News Service. Beijing, 28 abr. 2022. Disponível em: http://www.ecns.cn/news/2022-04-28/detail-ihaxwerf5649784.shtml. Acesso em 20 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.